v. 46 n. 2 (2017)

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Publicado: 21-11-2017

Edição completa

Análise da Conversação

  • Enquadres interativos e gestão do tópico discursivo em uma comunidade de práticas de afásicos e não afásicos.

    Caio Mira
    432-447
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1590

Aquisição da Escrita

  • Registros de coda nasal no primeiro ano do ensino fundamental

    Simone Rizzatto Albertini
    448-456
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1751

Aquisição de Linguagem: L1

  • Os passos para a construção de sentido pela criança e seu interlocutor no cenário enunciativo.

    Suzana Rosa de Almeida, Juliana Perez Kiihl
    457-468
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1573
  • Compreensão de ordem de palavras por crianças adquirindo o PB

    Leticia Schiavon Kolberg
    469-481
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1604
  • Sobre a dicotomia língua e fala e os erros no processo de aquisição da linguagem

    Irani Rodrigues Maldonade
    482-492
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1696
  • A variabilidade inter e intra-sujeito no desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas e não gêmeas

    Maria de Fatima de Almeida Baia
    493-504
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1748

Educação Linguística e Multiculturalismo

  • Quem é/deve ser o professor da escola indígena: uma discussão introdutória

    Letícia Fraga
    505-515
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1754

Ensino de Língua Materna

  • O livro didático de língua portuguesa: novas possibilidades de abordagem no ensino da sintaxe

    Adriana Aparecida Silva
    516-528
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1550
  • Análise de uma proposta de produção textual do material EJA – Mundo do Trabalho

    Karen Dias de Sousa
    529-539
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1571
  • O trabalho com gramática nos anos iniciais do ensino fundamental

    Ana Luzia Videira Parisotto
    540-549
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1627
  • Professores de língua materna e estrangeira na sociedade tecnológica: perspectivas atuais e tendências de mercado

    Maria Helena da Nóbrega
    550-560
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1742
  • Reflexões sobre política linguística e ensino de línguas: configurações de língua(gem) que orientam a formação inicial de professores

    Djane Antonucci Correa
    561-576
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1743

Ensino de Segunda Língua/Língua Estrangeira

  • Integração de habilidades: perspectiva histórico-teórica e operacionalização no exame Celpe-Bras

    Maria Gabriela Silva Pileggi
    577-592
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1677
  • Formação de professores e ensino de Português como Língua Adicional

    Juliana Bertucci Barbosa, Deolinda de Jesus Freire
    593-602
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1721

Filologia

  • A representação dos diacríticos em ortografias seiscentistas

    Helena de Oliveira Belleza Negro
    603-614
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1620
  • Livros de mão da tradição de Gregório de Matos e Guerra: a encenação de referenciais discursivos no aparato didascálico e a legibilidade doutrinal dos poemas

    Marcello Moreira
    615-624
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1747

Filosofia da Linguagem

  • O conceito de arquitetônica na teoria bakhtiniana: uma abordagem historiográfica, filosófica e dialógica

    Inti Anny Queiroz
    625-640
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1506
  • O Círculo de Bakhtin e o Idealismo Alemão: relações entre pensamento e língua

    Taciane Domingues
    641-654
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1642

Funcionalismo

  • O condicional de valor evidencial no domínio jornalístico

    Fabiana Pirotta Camargo Lourenço
    655-669
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1684

Letramentos

Libras

  • Reflexões sociolinguísticas sobre a libras (Língua Brasileira de Sinais)

    Angelica Rodrigues, Anderson Almeida-Silva
    686-698
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1673

Neurolinguística

  • O uso de narrativas como método para a avaliação da compreensão na afasia

    Sabrine Amaral Martins
    699-714
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1514
  • A chamada “fala telegráfica” e sua relação com as dificuldades de encontrar palavras: uma reflexão a partir de enunciados de sujeitos afásicos não-fluentes

    Arnaldo Rodrigues de Lima, Rosana do Carmo Novaes Pinto
    715-729
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1624
  • A "Dificuldade de Encontrar Palavras": inferências a partir da análise qualitativa de entrevistas com sujeitos idosos

    Larissa Picinato Mazuchelli
    730-744
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1660
  • Variações individuais nos processos linguístico-cognitivos de envelhecimento normal ou patológico: "Cada caso é um caso"

    Rosana do Carmo Novaes Pinto
    745-759
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1782
  • Produção de parafasias e paralexias e sua relação com as “Dificuldades de Encontrar Palavras” (Word Finding Difficulties)

    Thalita Cristina Souza-Cruz, Diana Michaela Amaral Bocatto
    760-773
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1800

Políticas Linguísticas

  • A prática docente e os vestibulares: diálogos (im)possíveis

    Ester Machna de Mendonça
    774-786
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1581

Tradução

  • Presença do Black English Vernacular na Literatura Afro-Americana

    Laura de Almeida
    787-799
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1712