O livro didático de língua portuguesa: novas possibilidades de abordagem no ensino da sintaxe

Autores

  • Adriana Aparecida Silva Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1550

Palavras-chave:

livro didático, sintaxe, ensino

Resumo

O livro didático é um dos instrumentos mais presentes nas salas de aula das escolas públicas. De modo geral, trata-se de um dos poucos recursos dos quais o professor dispõe para sua atuação. Neste trabalho, pretende-se mostrar que os livros didáticos de língua portuguesa, com o passar do tempo, apresentam significativa melhora em relação à abordagem de conteúdos gramaticais. A partir de uma análise comparativa entre livros didáticos mais antigos (anteriores aos Parâmetros Curriculares Nacionais) e atuais, é possível observar uma importante evolução na abordagem destinada aos estudos da sintaxe. Pretende-se ainda, à luz da concepção funcionalista, apresentar subsídios para o ensino da língua portuguesa a partir das atividades já presentes no material didático.

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Publicado

21-11-2017

Como Citar

Silva, A. A. (2017). O livro didático de língua portuguesa: novas possibilidades de abordagem no ensino da sintaxe. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 46(2), 516–528. https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1550

Edição

Seção

Ensino de Língua Materna