O livro didático de língua portuguesa: novas possibilidades de abordagem no ensino da sintaxe
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1550Schlagworte:
livro didático, sintaxe, ensinoAbstract
O livro didático é um dos instrumentos mais presentes nas salas de aula das escolas públicas. De modo geral, trata-se de um dos poucos recursos dos quais o professor dispõe para sua atuação. Neste trabalho, pretende-se mostrar que os livros didáticos de língua portuguesa, com o passar do tempo, apresentam significativa melhora em relação à abordagem de conteúdos gramaticais. A partir de uma análise comparativa entre livros didáticos mais antigos (anteriores aos Parâmetros Curriculares Nacionais) e atuais, é possível observar uma importante evolução na abordagem destinada aos estudos da sintaxe. Pretende-se ainda, à luz da concepção funcionalista, apresentar subsídios para o ensino da língua portuguesa a partir das atividades já presentes no material didático.
Downloads
Literaturhinweise
ANTUNES, I. Muito Além da Gramática. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
AUGUSTO, M. R. A.; BERLINCK, R. A.; SCHER, A. P. Sintaxe. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à linguística: domínios e Fronteiras. v. I São Paulo: Cortez, 2001.
BRASIL. PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília. MEC/SEF, 1997.
CASTILHO, A. T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: Linguagens. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
DELMANTO, D.; CARVALHO, L. B. Jornadas. Port. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
DIK, C. S. The Theory of Functional Grammar. In: HENGEVELD, K. (Ed.). Complex and Derived Constructions. Part 2. Berlin; New York: Mouton de Gruyter, 1997.
GONÇALVES, S. C. L.; CASSEB-GALVÃO, V. C.; SOUSA, G. C. As construções subordinadas substantivas. In: NEVES, M. H. M.; CASTILHO, A. T. (Org.). Gramática do português falado culto no Brasil: classe de palavras e processos de construção. Campinas: Editora da UNICAMP, 2008.
LAJOLO, M. Livro Didático: um quase manual de usuário. In: Em aberto. Livro Didático e qualidade de ensino. Ano 16, n. 69. Brasília: jan./mar, 1996.
MARTOS, C. R.; MESQUITA, R. M. Português Linguagem & Realidade. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 1997.
NEVES, M. H. M. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
_____. A gramática: história, teoria e análise, ensino. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
_____. A gramática passada a limpo: conceitos, análises e parâmetros. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado das Letras, 1996.
SILVA, A. A. As orações principais em construções completivas do português: uma contribuição para o ensino. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado PROFLETRAS) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis/Araraquara.
SPERANÇA-CRISCUOLO, A. C. Orações subordinadas substantivas sob uma perspectiva funcionalista-cognitivista: uma proposta de descrição e ensino. 2011. 156 f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara.
TAVARES, R. A. A.; CONSELVAN, T. B. Vontade de saber português. São Paulo, 2012.
TESOTO, L. Texto e Contexto. São Paulo, 1986.