Vol. 50 No. 2 (2021)

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Publié-e: 2021-07-23
  • Expediente

    Comissão Editorial
    458-464
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3149
  • Apresentação

    Mariana Luz Pessoa de Barros
    465
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3150

Artigos

  • Ressignificando o engajamento acadêmico com práticas letradas de gamificação

    Gabriel Guimarães Alexandre
    466-484
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2992
  • Orações relativas do português brasileiro: estruturas cortadoras e resumptivas

    Jaqueline Marinho Pinheiro de Almeida, Heloisa Lima Salles
    485-503
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2936
  • Construções condicionais insubordinadas adversativas no português brasileiro

    Camila Pires Alves, Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale
    504-522
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2986
  • Entre a saúde e a estética: a constituição de sentidos em capas de revista masculina

    Camila Pires Alves, Carolina de Paula Machado
    523-538
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3015
  • Discursos da sensibilidade humana à causa animal

    Manoel Sebastião Alves Filho
    539-557
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2911
  • Michaelis: um olhar sobre quatro dicionários escolares bilíngues

    Fábio Henrique de Carvalho Bertonha, Claudia Zavaglia
    558-578
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3067
  • A emergência do subesquema [V_que] na rede dos conectores condicionais

    Camila Gabriele da Cruz Clemente
    579-596
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3038
  • Definições terminológicas negativas: um mal necessário?

    Ivanir Azevedo Delvizio, Francine de Assis Silveira
    597-616
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2944
  • Uma análise do curta “Menina bonita do laço de fita”: os efeitos de sentido das múltiplas linguagens do gênero videoanimação

    Jaciluz Dias, Marta Cristina da Silva
    617-636
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2963
  • As unidades pluriverbais em dicionários: aspectos teóricos e metalexicográficos em publicações espanholas do século XX

    Roosevelt Vicente Ferreira, Renato Rodrigues-Pereira
    637-652
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2982
  • A díade formação-atuação do tradutor-intérprete de Libras para o contexto educacional

    Priscila Regina Gonçalves de Melo Giamlourenço, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
    653-668
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3135
  • Prática didática: entre a programação, a manipulação e o ajustamento

    Eliane Soares de Lima
    669-684
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2869
  • Hanseníase: um caso bem-sucedido de intervenção terminológica?

    Márcia de Souza Luz-Freitas, Pâmela Teixeira Ribeiro
    685-705
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2954
  • A Teoria das Operações Enunciativas na produção textual: reescritas de conto de fadas por alunos do Ensino Fundamental I

    Marlene Aparecida Viscardi Mantovani, Marilia Blundi Onofre
    706-720
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2964
  • Autoria coletiva e gêneros literários: as concepções filosóficas de Sócrates analisadas pelo viés da crítica textual

    Marcelo Módolo
    721-732
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3051
  • Os nomes de origem indígena dos municípios paulistas: uma classificação

    Eduardo de Almeida Navarro
    733-752
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2865
  • Semiótica, enunciação e o discurso na internet: a experiência de ensino de um curso on-line

    Ana Carolina Cortez Noronha
    753-767
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2901
  • O gênero proposta de redação e o ato responsivo nas temáticas redacionais do ENEM: diálogo e discurso na proposta de redação

    Cláudia Oliveira, Camila Ludovice, Ricardo Wotckoski
    768-785
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2872
  • Análise funcionalista do caso Ablativo na língua armênia ocidental

    Deize Crespim Pereira, Sarkis Ampar Sarkissian
    786-808
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2929
  • Fixação, idiomaticidade e composicionalidade: a unidade fraseológica “deixar a poeira baixar” no português

    José Roberto Prezotto Júnior
    809-828
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2959
  • Interdiscurso, intertexto e práticas interpretativas: os processos de incorporação nas desnotícias

    Karina Rocha Campos, Jean Cristtus Portela
    829-849
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2994
  • A oralidade como conteúdo digital na graduação: uma experiência com o podcast em tempos de ensino remoto

    Hélio Rodrigues Júnior, Hélio da Guia Alves Junior
    850-869
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3021
  • Os verbos “lembrar(-se)” e “esquecer(-se)”: um estudo variacionista

    Kátia Roseane Cortez dos Santos
    870-892
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3081
  • A alternância entre “mas” e “só que” nas variedades de português brasileiro de Nova Iguaçu e do Rio de Janeiro

    Rogério Santos Júnior, Juliana Barbosa de Segadas Vianna
    893-911
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2960
  • Livros, cadernos e papéis avulsos: estudo filológico de um inventário do cartório e do arquivo da Câmara de Santana de Parnaíba (1764)

    Ivan Douglas de Souza
    912-929
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2895