A oralidade como conteúdo digital na graduação: uma experiência com o podcast em tempos de ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3021

Palavras-chave:

ensino remoto, gênero exposição oral, ensino de gêneros orais, NTICs.

Resumo

O presente artigo trata de uma experiência de ensino do gênero exposição oral envolvendo alunos do curso de Pedagogia durante o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19. Com o advento das novas tecnologias digitais de informação e comunicação, intermediando a interação didática de forma remota, surge a pergunta norteadora da pesquisa: no contexto do ensino remoto ocasionado pela pandemia, o podcast favorece o ensino do gênero exposição oral em um curso de formação inicial de professores? Desta forma, o objetivo geral é contribuir com a compreensão e o uso do gênero exposição oral no âmbito digital. Recorremos aos postulados sobre gêneros e oralidade de Antunes (2003), Bakhtin (2010), Bronckart (1985), Dolz et al. (2004), Fávero, Andrade e Aquino (2009), Marcuschi (2003, 2007, 2008), Schneuwly e Dolz (2004); às perspectivas das NTICs de Xavier e Marcuschi (2004).

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Publicado

23-07-2021

Como Citar

Rodrigues Júnior, H., & Alves Junior, H. da G. (2021). A oralidade como conteúdo digital na graduação: uma experiência com o podcast em tempos de ensino remoto. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(2), 850–869. https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3021

Edição

Seção

Artigos