A oralidade como conteúdo digital na graduação: uma experiência com o podcast em tempos de ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3021Schlagworte:
ensino remoto, gênero exposição oral, ensino de gêneros orais, NTICs.Abstract
O presente artigo trata de uma experiência de ensino do gênero exposição oral envolvendo alunos do curso de Pedagogia durante o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19. Com o advento das novas tecnologias digitais de informação e comunicação, intermediando a interação didática de forma remota, surge a pergunta norteadora da pesquisa: no contexto do ensino remoto ocasionado pela pandemia, o podcast favorece o ensino do gênero exposição oral em um curso de formação inicial de professores? Desta forma, o objetivo geral é contribuir com a compreensão e o uso do gênero exposição oral no âmbito digital. Recorremos aos postulados sobre gêneros e oralidade de Antunes (2003), Bakhtin (2010), Bronckart (1985), Dolz et al. (2004), Fávero, Andrade e Aquino (2009), Marcuschi (2003, 2007, 2008), Schneuwly e Dolz (2004); às perspectivas das NTICs de Xavier e Marcuschi (2004).
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Literaturhinweise
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