Ressignificando o engajamento acadêmico com práticas letradas de gamificação
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2992Palavras-chave:
práticas letradas de gamificação, internet, texto multimodal, ensino superior.Resumo
Considerando-se um contexto marcado por intensa participação das pessoas na internet e por crescente interesse de estudo em metodologias inovadoras e ativas para engajamento de ensino em contexto digital – caso da gamificação –, o objetivo deste artigo é mostrar como o engajamento, pela gamificação em contexto de Ensino Superior, pode ser ressignificado no trabalho com duas atividades gamificadas. Com base em pressupostos teórico-metodológicos dos estudos de letramentos (New Literacy Studies) e da análise do discurso francesa, analisamos as produções textuais quanto ao significado composicional e como este é atrelado a diferentes posicionamentos discursivos assumidos pelos participantes. O corpus é composto de 34 produções textuais multimodais resultantes de um curso de extensão intitulado “Linguagem e Gamificação”. Os resultados indicam a relevância de observar-se o engajamento acadêmico do ponto de vista de uma dimensão sócio-histórica constitutiva na/da linguagem.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, G. G. Práticas letradas de gamificação: estudo do processo de textualização no Ensino Superior. 2020. Dissertação de Mestrado (Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2020.
ALEXANDRE, G. G. Práticas letradas acadêmicas e uso de tecnologias digitais: gamificação no processo de produção textual na universidade. 2018. Relatório de iniciação científica (Licenciatura em Letras) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2018.
ALEXANDRE, G. G. Práticas letradas acadêmicas e uso de tecnologias digitais: gamificação no processo de produção textual na universidade. 2017. Relatório de iniciação científica (Licenciatura em Letras) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2017.
ALEXANDRE, G. G.; KOMESU, F. Academic Literacies and gamification: “strengths” and “weaknesses” in the visual-verbal textualization process. Linguagem & Ensino: Gamificação, Pelotas, v. 22, n. 4, p. 1199-1220, out./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/16456. Acesso em: 28 set. 2020.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
BUZATO, M. E. K. Letramentos Digitais e Formação de Professores. III Congresso Ibero-Americano EducaRede: Educação, Internet e Oportunidades. São Paulo, Brasil, 2006.
CAMPOS, K. do S. da R.; BENEDITO, D. C. Gamificação no processo de ensino e aprendizagem de leitura em Língua Portuguesa. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. 38, p. 26-45, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/intercambio/article/view/39233/27428. Acesso em: 04 out. 2020.
DETERDING, S. Eudaimonic design, or: six invitations to rethink gamification. In: FUCHS, M. et al. Rethinking Gamification. Milton Keynes, UK: Meson Press, 2014.
p. 305-331. Disponível em: http://gamification-research.org/2014/06/edited-volume rethinkinggamification-out. Acesso em: 05 out. 2020.
DETERDING, S. et al. Gamification: Toward a Definition. CHI 2011 Workshop Gamification: Using Game Design Elements in Non-Game Contexts. Vancouver, p. 1-4, 2011. Disponível em: http://gamification-research.org/wp-content/uploads/2011/04/02-Deterding-Khaled-Nacke-Dixon.pdf. Acesso em: 04 out. 2020.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, p. 268-288, 2017.
FUCHS, M. et al. Rethinking Gamification. Milton Keynes, UK: Meson Press, 2014. Disponível em: http://gamification-research.org/2014/06/edited-volume rethinkinggamification-out. Acesso em: 05 out. 2020.
GEE, J. P. What video games have to teach us about learning and literacy. New York: Palgrave MacMillan, 2003.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução João Paulo Monteiro. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000 [1938].
KLEIMAN, A. B. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, p. 79-97, 2014.
KRESS, G.; LEEUWEN, T. van. Reading Images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006 [1996].
KRESS, G.; LEEUWEN, T. van. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. England: Hodder Arnold Publication, 2001.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New literacies. 3. ed. England: Open University Press, 2011.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New Literacies: Everyday practices and classroom learning. 2. ed. Glasglow: McGraw-Hill/Open University Press, 2006.
LEA, M.; STREET, B. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Tradução F. Komesu e A. Fischer. Filologia e Linguística portuguesa, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/79407. Acesso em: 05 out. 2020.
LEFFA, V. J. Gamificação adaptativa para o ensino de línguas. Congresso Ibero-Americano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação. Buenos Aires. Anais, p. 1-12, 2014. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Gamificacao_Adaptativa_Leffa.pdf. Acesso em: 05 out. 2020.
LEFFA, V. J.; VETROMILLE-CASTRO, R. Gamificação. Linguagem & Ensino: Gamificação, Pelotas, v. 22, n. 4, p. 975-981, out./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17766/10803. Acesso em: 28 dez. 2020.
QUADROS, G. B. F. de. A gamificação no ensino de línguas online. 2016. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Católica de Pelotas, Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/teses_online/Gerson_Bruno_Forgiarini_de_Quadros.pdf. Acesso em: 05 out. 2020.
SOUZA, R. S. dos S. Gamificação: contribuições para a produção de textos narrativos. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Estadual de Montes Carlos, São Paulo, 2016.
SCHLEMMER, E.; LOPES, D. de Q. Avaliação da aprendizagem em processos gamificados: desafios para apropriação do método cartográfico. In: ALVES, L.; COUTINHO, I. de (org.). Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas: Papirus, 2016. p. 179-208.