Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Histórico do periódico
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Equipe Editorial
Políticas Editoriais
Foco e Escopo
Periodicidade
Processo de Avaliação pelos Pares
Política de Acesso Livre
Fontes de Apoio
Notícias
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 51 n. 2 (2022)
v. 51 n. 2 (2022)
Publicado:
16-10-2022
Edição completa
PDF
Sumário
Comissão Editorial
PDF
Apresentação
Mariana Luz Pessoa de Barros
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3523
Artigos
Situações-problema em matemática e a dificuldade de compreensão dos estudantes
Story problem in mathematics and students’ difficulty understanding
Tainara Duro Agostini, Yan Masetto Nicolai
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3235
O dicionário Caldas Aulete Digital: um produto folk?
The Caldas Aulete Digital Dictionary: a folk product?
Terezinha Ferreira de Almeida
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3246
Os discursos conservador e neoliberal na fala de Bolsonaro
Conservative and neoliberal discourses in Bolsonaro’s speech
Mait Paredes Antunes
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3250
O ser-mãe em Era uma vez: análise dialógica da Branca de Neve e da Rainha Má
The mother-being in Once upon a time: a dialogic analysis of Snow White and the Evil Queen
Ana Beatriz Maia Barissa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3358
Modificadores graduais coloquiais: o caso de ‘pra caralho’
Colloquial scalar modifiers: the case of ‘pra caralho’
Renato Miguel Basso, Luisandro Mendes de Souza
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3339
Segmentações não convencionais de palavras: pistas de dispersão e deriva do sujeito
Unconventional word segmentations: clues to dispersion and subject drift
Ana Carolina Teodoro Borsato
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3270
“Este foi outro aspecto que sofreu uma avaliação positiva”: as construções conversas fazer-sofrer
“C’est un autre aspect qui a reçu une évaluation positive”: les constructions converses faire-souffrir
Nathalia Perussi Calcia
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3313
Cloroquina ou tubaína? Piadas presidenciais sobre a pandemia
Chloroquine or tubaína? Presidential jokes about the pandemic
Ana Cristina Carmelino
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3300
A relação temporal em libras: uma análise tipológico-funcional
The temporal relation in Libras: a typological-functional analysis
Juarez Domingos Crescêncio Neto, Angélica Terezinha Carmo Rodrigues
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3267
O senhorio brasileiro e os sacramentos católicos: sentidos de senhor na legislação sobre batismo e enterro de escravos
Brazilian senhorio and the Catholic sacraments: meanings of senhor in the legislation on baptism burial of and slaves
Liliana de Almeida Nascimento Ferraz, Jorge Viana
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3258
A polêmica como contradiscurso em enunciados religiosos: uma leitura bakhtiniana
The polemic as counterdiscourse in religious utterances: a Bakhtinian perspective
Pedro Farias Francelino, Wilder Kleber Fernandes de Santana
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3325
O conceito de fala no manuscrito “Essência Dupla da Linguagem” e no Curso de Linguística Geral: um estudo comparativo
The concept of parole in the manuscript “De l’essence double du langage” and in the “Cours de Linguistique Générale”: a comparative study
Mariane Giembinsky
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3319
Sollertínski e a filosofia bakhtiniana da linguagem: uma leitura introdutória contributiva
Sollertinsky and the Bakhtinian philosophy of language: a contributory introductory reading
José Antonio Rodrigues Luciano
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3357
Transitividade intermediária: indício de não modularidade
Intermediary transitivity: a clue to non-modularity
Rodrigo Lazaresko Madrid
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3259
Neurociências e dificuldades de escrita: o contradiscurso da Neurolinguística Discursiva
Neurosciences and writing difficulties: the counter-discourse of Discursive Neurolinguistics
Isabella de Cássia Netto Moutinho
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3216
Sobre escolhas difíceis: uma análise dialógica da política brasileira em editoriais
Des choix difficiles : une analyse dialogique de la politique brésilienne dans les éditoriaux
Fábio Augusto Alves de Oliveira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3193
Recursos metadiscursivos em “A loucura epidêmica de Canudos”, de Raimundo Nina Rodrigues
Interactive and interactional resources in relation to the scientific community in at the end of the XIX century: Nina Rodrigues and “A loucura epidêmica de Canudos”
Kauê Uematsu de Oliveira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3230
Letramento acadêmico: vivências e percepções de estudantes de um programa de pós-graduação em educação
Academic literacy: experiences and perceptions of students from a graduate program in Education
Ana Luzia Videira Parisotto, Juliana Aparecida de Souza Guine Bonfim
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3223
A pandemia no Brasil: atos de dizer e fazer do governo federal
The pandemic in Brazil: acts of saying and doing by the federal government
Luciane de Paula, Rafael Junior de Oliveira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3312
Recepção de evento extensionista on-line: “Cinema ibero-americano: diálogos e reflexões em tempos de pandemia”
Online extension event reception: “Ibero-American cinema: dialogues and reflections during pandemic times”
Valeria Quiroga
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3363
Pré-discurso e Facebook: entre o bate-boca e a cognição distribuída
Discourse and distributed cognition: from the communicational device to the pre-discourses of discussions on Facebook
Breno Rafael Martins Parreira Rezende
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3251
A valoração da citação na produção do texto dissertativo-argumentativo no Enem
The valuation of the citation in the production of the argumentative-dissertative text in Enem
Janaína Lacerda Silva, Renilson José Menegassi
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3314
A vergonha e o orgulho em memes sobre a leitura
The shame and the pride in memes about reading
Jeniffer Aparecida Pereira da Silva, Luzmara Curcino Ferreira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3331
O léxico culturalmente marcado em análise na revista Veja: a esfera midiática como meio de acesso à carga cultural partilhada
The culturally marked lexicon under analysis in Veja magazine: the media sphere as a means of accessing the shared cultural load
Drielle Caroline Izaias Juvino Souza, Maria Cristina Parreira da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3348
Diversidade cultural da língua espanhola em ações de extensão na pandemia: contribuições para a internacionalização
Cultural Diversity of the Spanish Language in extension actions during the pandemic: contributions to internationalization
Viviane Cristina Garcia de Stefani
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3284
“Professor é agro”: interdiscursos e formações discursivas capitalistas acerca da profissão de educador no século XXI
“Teacher is agro”: interdiscourses and capitalist discursive formations about the profession of educator in the 21st century
Danilo Vizibeli, Michelle Aparecida Pereira Lopes
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3317
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Portugal)
Português (Brasil)
Mais Lidos
Questões sobre compostos e morfologia da LIBRAS
329
Escravidão e loucura: uma leitura do conto "A escrava", de Maria Firmina dos Reis
272
O uso de jogos como mediadores da alfabetização/letramento em sala de apoio das séries iniciais
220
Garotas de programa e o entre-lugar discursivo
183
Alfabetização e letramento de surdos: mapeamento das contribuições de pesquisas
162
Desenvolvido por
Open Journal Systems