Neurociências e dificuldades de escrita: o contradiscurso da Neurolinguística Discursiva
Neurosciences and writing difficulties: the counter-discourse of Discursive Neurolinguistics
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3216Resumo
Este artigo apresenta o contradiscurso da Neurolinguística Discursiva sobre um manual de intervenção clínica e pedagógica na escrita de crianças com dificuldades escolares. Este manual é representativo do discurso neurocientífico, tendência teórica dos estudos da educação para a compreensão do processo de alfabetização. Partindo de uma metodologia heurística de análise de dados, apresento o contraste entre a intervenção discursivamente orientada e a intervenção neurocientífica, questionando se ela é, de fato, inovadora, e se ajuda o investigador/alfabetizador a compreender quais são as dificuldades das crianças, bem como seu trabalho linguístico-cognitivo no ato da escrita.
Palavras-chave: neurolinguística discursiva; neurociência; dificuldades escolares.
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