Neurociências e dificuldades de escrita: o contradiscurso da Neurolinguística Discursiva
Neurosciences and writing difficulties: the counter-discourse of Discursive Neurolinguistics
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3216Abstract
Este artigo apresenta o contradiscurso da Neurolinguística Discursiva sobre um manual de intervenção clínica e pedagógica na escrita de crianças com dificuldades escolares. Este manual é representativo do discurso neurocientífico, tendência teórica dos estudos da educação para a compreensão do processo de alfabetização. Partindo de uma metodologia heurística de análise de dados, apresento o contraste entre a intervenção discursivamente orientada e a intervenção neurocientífica, questionando se ela é, de fato, inovadora, e se ajuda o investigador/alfabetizador a compreender quais são as dificuldades das crianças, bem como seu trabalho linguístico-cognitivo no ato da escrita.
Palavras-chave: neurolinguística discursiva; neurociência; dificuldades escolares.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.