Recursos metadiscursivos em “A loucura epidêmica de Canudos”, de Raimundo Nina Rodrigues
Interactive and interactional resources in relation to the scientific community in at the end of the XIX century: Nina Rodrigues and “A loucura epidêmica de Canudos”
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3230Resumo
Neste artigo, analiso recursos metadiscursivos no texto “A loucura epidêmica de Canudos” (1897), de Raimundo Nina Rodrigues (1867-1906). Partindo dos estudos de letramento acadêmico (LEA; STREET, 2006), trabalho com a distinção proposta por Ken Hyland entre recursos interativos e interacionais. Elementos interativos dizem respeito a como o autor manipula informação para o estabelecimento de suas interpretações em interação com uma comunidade de sentido, enquanto os elementos interacionais estão centrados em sua intervenção explícita, como ao julgar abertamente seu próprio discurso (HYLAND, 2005). Assim, os recursos metadiscursivos, ao marcarem a posição do autor em relação a outros dizeres e à comunidade a que pertence, conectam texto e contexto, sendo produtivos para a investigação de padrões de interação e construção de efeitos de verdade em textos acadêmicos.
Palavras-chave: letramento acadêmico; metadiscurso; Nina Rodrigues.
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