Situações-problema em matemática e a dificuldade de compreensão dos estudantes
Story problem in mathematics and students’ difficulty understanding
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3235Resumo
Este trabalho objetivou investigar a dificuldade de interpretação dos enunciados de problemas matemáticos, considerando-se as relações semânticas estabelecidas entre a linguagem natural dos enunciados e sua significação na linguagem matemática. Dessa forma, investigamos quais são as dificuldades que ocasionalmente surgem na interpretação dos enunciados, a partir de sua construção em relação aos comandos dos enunciados, ora com orações interrogativas (GROENENDIJK, 2007), ora com construções imperativas (JARY; KISSINE, 2014). A análise foi baseada no questionário aplicado a alguns alunos do 6º ano, por meio do qual constatamos que as estruturas que compõem os problemas, imperativa e interrogativa, apresentam vagueza em sua composição. Sendo assim, os alunos enfrentam entraves, em primeiro momento, já na leitura e interpretação do problema, pelo fato de haver verbos com sentido amplo e comandos que não direcionam de forma clara o caminho que o aluno precisará percorrer.
Palavras-chave: educação linguística; semântica; imperativo; interface linguagem-matemática.
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