Situações-problema em matemática e a dificuldade de compreensão dos estudantes
Story problem in mathematics and students’ difficulty understanding
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3235Abstract
Este trabalho objetivou investigar a dificuldade de interpretação dos enunciados de problemas matemáticos, considerando-se as relações semânticas estabelecidas entre a linguagem natural dos enunciados e sua significação na linguagem matemática. Dessa forma, investigamos quais são as dificuldades que ocasionalmente surgem na interpretação dos enunciados, a partir de sua construção em relação aos comandos dos enunciados, ora com orações interrogativas (GROENENDIJK, 2007), ora com construções imperativas (JARY; KISSINE, 2014). A análise foi baseada no questionário aplicado a alguns alunos do 6º ano, por meio do qual constatamos que as estruturas que compõem os problemas, imperativa e interrogativa, apresentam vagueza em sua composição. Sendo assim, os alunos enfrentam entraves, em primeiro momento, já na leitura e interpretação do problema, pelo fato de haver verbos com sentido amplo e comandos que não direcionam de forma clara o caminho que o aluno precisará percorrer.
Palavras-chave: educação linguística; semântica; imperativo; interface linguagem-matemática.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.