Segmentações não convencionais de palavras: pistas de dispersão e deriva do sujeito
Unconventional word segmentations: clues to dispersion and subject drift
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3270Resumo
Este trabalho busca descrever e interpretar grafias não convencionais de palavras, a saber: hipossegmentação, hipersegmentação e híbridos/mesclas, que ocorrem em 254 textos produzidos ao longo do Ensino Fundamental II (EF II) por 13 sujeitos. Nosso objetivo é caracterizar essas grafias não convencionais como pistas da relação dos sujeitos com a noção de palavra, com a convenção ortográfica, ao longo do processo de produção escrita no EF II. Para isso, discutimos as questões de dispersão e deriva do sujeito, na esteira de Tfouni (2021). Apontamos que as características ortográficas a serem descritas nos textos desses alunos são pistas privilegiadas da complexa relação do sujeito com a escrita e com a linguagem, e de aspectos linguístico-discursivos advindos de práticas sociais/orais/letradas.
Palavras-chave: segmentação; escrita; oralidade; letramento.
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