Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Histórico do periódico
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Equipe Editorial
Políticas Editoriais
Foco e Escopo
Periodicidade
Processo de Avaliação pelos Pares
Política de Acesso Livre
Fontes de Apoio
Notícias
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 50 n. 3 (2021)
v. 50 n. 3 (2021)
Publicado:
07-12-2021
Edição completa
PDF
Expediente
Comissão Editorial
Expediente
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.3379
Mariana Luz Pessoa de Barros
937-938
PDF
Nominata de pareceristas
Comissão Editorial
939-955
.PDF
Artigos
A pipa sem varetas no estado de São Paulo: variação diatópica
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.3031
Beatriz Aparecida Alencar
956-975
PDF
Representações discursivas sobre abandono afetivo e abuso sexual na infância em relatos de alunas da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2932
Schneider Pereira Caixeta
976-994
PDF
A síncope no latim vulgar e no português
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.3017
Antonio Carlos Silva de Carvalho, Marcelo Módolo
995-1008
PDF
Fraseotermos de língua espanhola na denominação da avifauna do Pantanal Sul-mato-grossense: um estudo com base em materiais ornitológicos
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2967
Thierry Delmond, Elizabete Aparecida Marques
1009-1031
PDF
Operações enunciativas e predicativas: análise de marcas linguísticas na produção textual por alunos do Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2884
Leonildes Pessoa Facundes, Marlene Aparecida Viscardi Mantovani
1032-1046
PDF
Pandemia e neologia em manchetes jornalísticas: criatividade lexical em foco
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.3055
Aderlande Pereira Ferraz, Geraldo José Rodrigues Liska
1047-1063
PDF
A telecolaboração como contexto para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2970
Daniela Nogueira de Moraes Garcia
1064-1082
PDF
O alinhamento entre os níveis da Gramática Discursivo-Funcional em orações introduzidas por pero no espanhol
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2977
Talita Storti Garcia, Carolina da Costa Pedro
1083-1098
PDF
Metadiscurso e escrita acadêmica: o papel dos recursos interacionais na construção do discurso das disciplinas de Ciências Políticas e Linguística
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2965
Beatriz Gil
1099-1117
PDF
A proposta de produção escrita de gêneros literários nos livros didáticos: a estabilidade diante da dinamicidade da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2892
Marina Totina de Almeida Lara
1118-1135
PDF
Neuroeducação e dificuldades de leitura e escrita: análise à luz da Neurolinguística Discursiva
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2904
Isabella de Cássia Netto Moutinho, Maria Irma Hadler Coudry
1136-1158
PDF
O /r/ retroflexo no Português caipira como resultado de “interferência” da Língua Geral de São Paulo − uma homenagem à obra de Amadeu Amaral
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.3024
Marcia Santos Duarte de Oliveira, Maria de Lurdes Zanoli
1159-1172
PDF
Investigating telecollaborative genres: analysis of teletandem oral sessions communicative purpose through learners’ diaries
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2981
Laura Rampazzo
1173-1189
PDF
Aprendizagem do francês língua estrangeira e integração social na França: um vínculo questionável
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.3047
Nina Rioult
1190-1206
PDF
Concordância verbal na variedade urbana do Rio de Janeiro: um estudo sobre a face fonética do morfema verbal de P6
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.3035
Jéssica Rocha
1207-1224
PDF
Norma e poder no ensino de língua portuguesa: crítica ao reducionismo determinista
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.3065
Elizabeth Gonçalves Lima Rocha
1225-1237
PDF
De usos no presente aos usos no passado: a coleta de frases como técnica de leitura e de escrita
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2984
Pâmela Rosin, Luzmara Curcino
1238-1260
PDF
A construção da escrita acadêmica colaborativa estudantil em conversas digitalizadas
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.3040
Eliana Maria Severino Donaio Ruiz
1261-1282
PDF
A pronúncia variável de /t, d/ diante de [i] na fala de migrantes sergipanos em São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2969
Amanda de Lima Santana
1283-1304
PDF
Mecanismos enunciativos: entre a entrevista e a biografia
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2972
Lidiany Pereira dos Santos, Marília Blundi Onofre
1305-1320
PDF
O booktrailer como estratégia de divulgação: o caso da obra de Hilda Hilst
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.3062
Matheus Nogueira Schwartzmann, Gustavo Henrique Rodrigues de Castro
1321-1337
PDF
Arquivo, corpos difusos e espaços heterotópicos nas tiras da Laerte
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2975
Gilson Costa da Silva
1338-1356
PDF
As evidencialidades de raciocínio e sua combinação com tempo e modo no português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2909
Vítor Henrique Santos da Silva
1357-1375
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Portugal)
Português (Brasil)
Mais Lidos
Prática pedagógica de multiletramentos em contexto de escola pública
398
Discurso e mídia: as relações de poder nas/das revistas
174
A diversidade linguística no ensino de português como língua adicional e língua estrangeira
163
O uso de jogos como mediadores da alfabetização/letramento em sala de apoio das séries iniciais
154
Os nomes de origem indígena dos municípios paulistas: uma classificação
133
Desenvolvido por
Open Journal Systems