Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Histórico do periódico
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Equipe Editorial
Políticas Editoriais
Foco e Escopo
Periodicidade
Processo de Avaliação pelos Pares
Política de Acesso Livre
Fontes de Apoio
Notícias
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 49 n. 1 (2020)
v. 49 n. 1 (2020)
Publicado:
01-05-2020
Edição completa
PDF
Sumário
Comissão Editorial
1-8
PDF
Apresentação
Claudia Zavaglia
9-10
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2833
Artigos
50 anos do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo
Luciani Tenani
11-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2806
50 anos do GEL: caminhos da linguística no Brasil
Olga Ferreira Coelho
22-35
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2508
Formação de grupos em ciências da linguagem: o caso do GEL
Cristina Altman
36-47
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2812
Discurso e ensino: diretrizes para conceber novos significados para a escola na contemporaneidade
Cecilia Maria Aldigueri Goulart
48-71
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2784
Acessibilidade textual e terminológica: promovendo a tradução intralinguística
Maria José Bocorny Finatto
72-96
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2775
Da elaboração de um glossário colaborativo à discussão sobre os termos “inglês para aviação” e “inglês aeronáutico”
Patricia Tosqui-Lucks, Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva
97-116
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2561
Ferdinand de Saussure: relações possíveis entre a língua e a história
Stefania Montes Henriques, Micaela Pafume Coelho
117-134
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2496
Do fonológico ao discursivo: hipóteses sobre a produção da chamada “fala telegráfica” no contexto das afasias
Rosana do Carmo Novaes-Pinto
135-151
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2624
Intercâmbios virtuais e a internacionalização em casa: reflexões e implicações para a Linguística Aplicada
Ana Cristina Biondo Salomão
152-174
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2469
Ensino de português para refugiadas e refugiados: pode entrar?
Ana Letícia Carneiro de Oliveira
175-189
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2588
Flutuação de grafia de palavras: aspectos morfossintáticos
Roberta Pereira Fiel
190-209
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2701
Olhar histórico do português brasileiro através do gênero lírico: contribuições de análises advindas das Cantigas de Santa Maria
Gisela Sequini Favaro
210-225
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2577
O projeto Bruxas Paulistas e a edição de processos eclesiásticos
Marcelo Módolo
226-240
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2716
A hipótese da «soldadura» na formação de topônimos indígenas monolexicais de estrutura poliléxica na língua de origem
Camila André do Nascimento da Silva, Aparecida Negri Isquerdo
241-264
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2698
Lexicografia monolíngue pedagógica e ensino do vocabulário: interfaces teóricas e práticas
Renato Rodrigues-Pereira
265-283
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2474
Análise quantitativa dos dados para um protótipo de dicionário semibilíngue de expressões idiomáticas
Natália Gabrieli dos Santos Fagundes Euzébio
284-296
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2550
Construções completivas insubordinadas subjetivas-modais no português brasileiro
Flavia Bezerra de Menezes Hirata-Vale
297-311
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2675
O sintagma nominal descontínuo: ordenações não canônicas dos constituintes do SN no português do interior paulista
Nathalia Pereira de Souza-Martins
312-326
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2600
Grau de auxiliaridade da microconstrução [deixar+de+V2inf.] no português arcaico
José Roberto Prezotto Júnior
327-345
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2700
Padrões morfossintáticos da inferência e da dedução em língua portuguesa
Vítor Henrique Santos da Silva
346-363
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2694
A importância interdisciplinar da documentação da Justiça Eclesiástica em São Paulo: o caso Joana Gil
Nathalia Reis Fernandes
364-378
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2697
Controvérsias na patologização e contradiscursos na afasia e na infância
Maria Irma Hadler Coudry
379-396
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2685
Ethos e pathos na elaboração de vínculos: considerações sobre a construção enunciativo-discursiva dos efeitos de empatia na argumentação em colunas jornalísticas
Ivani Cristina Brito Fernandes
397-416
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2679
Empréstimos do Português na língua Mehináku (Arawak)
Paulo Henrique de Felipe
417-433
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2476
A sócio-história santista e sua relação com a variação “tu” e “você” nos pronomes de tratamento
Victor Carreão
434-451
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2456
O papel do gênero social nos estudos sociolinguísticos: desafios metodológicos na análise do futuro variável
Camila Bordonal Clempi, Angélica Rodrigues
452-470
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2481
Literatura, afeto e masculinidade: uma leitura de obras de Ondjaki e Mia Couto
Everton Fernando Micheletti
471-490
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2631
A formação do leitor crítico na aula de espanhol: a atitude curricular diante das brechas do livro didático
Larissa Cristina Arruda de Oliveira Benedini
491-509
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2478
O processo de internacionalização e o ensino e aprendizagem de língua inglesa no contexto de uma universidade estadual
Sandra Mari Kaneko Marques, Melissa Alves Baffi Bonvino
510-527
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2530
A elaboração de uma atividade didática de língua inglesa direcionada por dados de aprendizes
William Danilo Garcia, Paula Tavares Pinto
528-549
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2568
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Portugal)
Português (Brasil)
Mais Lidos
Questões sobre compostos e morfologia da LIBRAS
280
Escravidão e loucura: uma leitura do conto "A escrava", de Maria Firmina dos Reis
266
O uso de jogos como mediadores da alfabetização/letramento em sala de apoio das séries iniciais
238
Garotas de programa e o entre-lugar discursivo
197
Língua, linguagem e fala na “Teoria do Valor” de Ferdinand de Saussure
148
Desenvolvido por
Open Journal Systems