Vol. 49 No. 1 (2020)

					Afficher Vol. 49 No. 1 (2020)
Publié-e: 2020-05-01
  • Apresentação

    Claudia Zavaglia
    9-10
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2833

Artigos

  • 50 anos do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo

    Luciani Tenani
    11-21
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2806
  • 50 anos do GEL: caminhos da linguística no Brasil

    Olga Ferreira Coelho
    22-35
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2508
  • Formação de grupos em ciências da linguagem: o caso do GEL

    Cristina Altman
    36-47
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2812
  • Discurso e ensino: diretrizes para conceber novos significados para a escola na contemporaneidade

    Cecilia Maria Aldigueri Goulart
    48-71
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2784
  • Acessibilidade textual e terminológica: promovendo a tradução intralinguística

    Maria José Bocorny Finatto
    72-96
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2775
  • Da elaboração de um glossário colaborativo à discussão sobre os termos “inglês para aviação” e “inglês aeronáutico”

    Patricia Tosqui-Lucks, Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva
    97-116
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2561
  • Ferdinand de Saussure: relações possíveis entre a língua e a história

    Stefania Montes Henriques, Micaela Pafume Coelho
    117-134
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2496
  • Do fonológico ao discursivo: hipóteses sobre a produção da chamada “fala telegráfica” no contexto das afasias

    Rosana do Carmo Novaes-Pinto
    135-151
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2624
  • Intercâmbios virtuais e a internacionalização em casa: reflexões e implicações para a Linguística Aplicada

    Ana Cristina Biondo Salomão
    152-174
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2469
  • Ensino de português para refugiadas e refugiados: pode entrar?

    Ana Letícia Carneiro de Oliveira
    175-189
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2588
  • Flutuação de grafia de palavras: aspectos morfossintáticos

    Roberta Pereira Fiel
    190-209
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2701
  • Olhar histórico do português brasileiro através do gênero lírico: contribuições de análises advindas das Cantigas de Santa Maria

    Gisela Sequini Favaro
    210-225
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2577
  • O projeto Bruxas Paulistas e a edição de processos eclesiásticos

    Marcelo Módolo
    226-240
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2716
  • L’hypothèse de la «soudure» dans la formation de toponymes autochtones monolexicaux à structure polylexique dans la langue d’origine

    Camila André do Nascimento da Silva, Aparecida Negri Isquerdo
    241-264
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2698
  • Lexicografia monolíngue pedagógica e ensino do vocabulário: interfaces teóricas e práticas

    Renato Rodrigues-Pereira
    265-283
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2474
  • Análise quantitativa dos dados para um protótipo de dicionário semibilíngue de expressões idiomáticas

    Natália Gabrieli dos Santos Fagundes Euzébio
    284-296
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2550
  • Construções completivas insubordinadas subjetivas-modais no português brasileiro

    Flavia Bezerra de Menezes Hirata-Vale
    297-311
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2675
  • O sintagma nominal descontínuo: ordenações não canônicas dos constituintes do SN no português do interior paulista

    Nathalia Pereira de Souza-Martins
    312-326
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2600
  • Grau de auxiliaridade da microconstrução [deixar+de+V2inf.] no português arcaico

    José Roberto Prezotto Júnior
    327-345
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2700
  • Les modèles morphosyntaxiques de l’inférence et de la déduction en langue portugaise

    Vítor Henrique Santos da Silva
    346-363
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2694
  • A importância interdisciplinar da documentação da Justiça Eclesiástica em São Paulo: o caso Joana Gil

    Nathalia Reis Fernandes
    364-378
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2697
  • Controvérsias na patologização e contradiscursos na afasia e na infância

    Maria Irma Hadler Coudry
    379-396
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2685
  • Ethos e pathos na elaboração de vínculos: considerações sobre a construção enunciativo-discursiva dos efeitos de empatia na argumentação em colunas jornalísticas

    Ivani Cristina Brito Fernandes
    397-416
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2679
  • Empréstimos do Português na língua Mehináku (Arawak)

    Paulo Henrique de Felipe
    417-433
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2476
  • A sócio-história santista e sua relação com a variação “tu” e “você” nos pronomes de tratamento

    Victor Carreão
    434-451
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2456
  • O papel do gênero social nos estudos sociolinguísticos: desafios metodológicos na análise do futuro variável

    Camila Bordonal Clempi, Angélica Rodrigues
    452-470
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2481
  • Literatura, afeto e masculinidade: uma leitura de obras de Ondjaki e Mia Couto

    Everton Fernando Micheletti
    471-490
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2631
  • A formação do leitor crítico na aula de espanhol: a atitude curricular diante das brechas do livro didático

    Larissa Cristina Arruda de Oliveira Benedini
    491-509
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2478
  • O processo de internacionalização e o ensino e aprendizagem de língua inglesa no contexto de uma universidade estadual

    Sandra Mari Kaneko Marques, Melissa Alves Baffi Bonvino
    510-527
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2530
  • A elaboração de uma atividade didática de língua inglesa direcionada por dados de aprendizes

    William Danilo Garcia, Paula Tavares Pinto
    528-549
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2568