v. 49 n. 1 (2020)

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Publicado: 01-05-2020

Edição completa

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2833
    Claudia Zavaglia
    9-10

Artigos

  • 50 anos do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2806
    Luciani Tenani
    11-21
  • 50 anos do GEL: caminhos da linguística no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2508
    Olga Ferreira Coelho
    22-35
  • Formação de grupos em ciências da linguagem: o caso do GEL

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2812
    Cristina Altman
    36-47
  • Discurso e ensino: diretrizes para conceber novos significados para a escola na contemporaneidade

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2784
    Cecilia Maria Aldigueri Goulart
    48-71
  • Acessibilidade textual e terminológica: promovendo a tradução intralinguística

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2775
    Maria José Bocorny Finatto
    72-96
  • Da elaboração de um glossário colaborativo à discussão sobre os termos “inglês para aviação” e “inglês aeronáutico”

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2561
    Patricia Tosqui-Lucks, Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva
    97-116
  • Ferdinand de Saussure: relações possíveis entre a língua e a história

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2496
    Stefania Montes Henriques, Micaela Pafume Coelho
    117-134
  • Do fonológico ao discursivo: hipóteses sobre a produção da chamada “fala telegráfica” no contexto das afasias

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2624
    Rosana do Carmo Novaes-Pinto
    135-151
  • Intercâmbios virtuais e a internacionalização em casa: reflexões e implicações para a Linguística Aplicada

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2469
    Ana Cristina Biondo Salomão
    152-174
  • Ensino de português para refugiadas e refugiados: pode entrar?

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2588
    Ana Letícia Carneiro de Oliveira
    175-189
  • Flutuação de grafia de palavras: aspectos morfossintáticos

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2701
    Roberta Pereira Fiel
    190-209
  • Olhar histórico do português brasileiro através do gênero lírico: contribuições de análises advindas das Cantigas de Santa Maria

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2577
    Gisela Sequini Favaro
    210-225
  • O projeto Bruxas Paulistas e a edição de processos eclesiásticos

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2716
    Marcelo Módolo
    226-240
  • A hipótese da «soldadura» na formação de topônimos indígenas monolexicais de estrutura poliléxica na língua de origem

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2698
    Camila André do Nascimento da Silva, Aparecida Negri Isquerdo
    241-264
  • Lexicografia monolíngue pedagógica e ensino do vocabulário: interfaces teóricas e práticas

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2474
    Renato Rodrigues-Pereira
    265-283
  • Análise quantitativa dos dados para um protótipo de dicionário semibilíngue de expressões idiomáticas

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2550
    Natália Gabrieli dos Santos Fagundes Euzébio
    284-296
  • Construções completivas insubordinadas subjetivas-modais no português brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2675
    Flavia Bezerra de Menezes Hirata-Vale
    297-311
  • O sintagma nominal descontínuo: ordenações não canônicas dos constituintes do SN no português do interior paulista

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2600
    Nathalia Pereira de Souza-Martins
    312-326
  • Grau de auxiliaridade da microconstrução [deixar+de+V2inf.] no português arcaico

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2700
    José Roberto Prezotto Júnior
    327-345
  • Padrões morfossintáticos da inferência e da dedução em língua portuguesa

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2694
    Vítor Henrique Santos da Silva
    346-363
  • A importância interdisciplinar da documentação da Justiça Eclesiástica em São Paulo: o caso Joana Gil

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2697
    Nathalia Reis Fernandes
    364-378
  • Controvérsias na patologização e contradiscursos na afasia e na infância

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2685
    Maria Irma Hadler Coudry
    379-396
  • Ethos e pathos na elaboração de vínculos: considerações sobre a construção enunciativo-discursiva dos efeitos de empatia na argumentação em colunas jornalísticas

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2679
    Ivani Cristina Brito Fernandes
    397-416
  • Empréstimos do Português na língua Mehináku (Arawak)

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2476
    Paulo Henrique de Felipe
    417-433
  • A sócio-história santista e sua relação com a variação “tu” e “você” nos pronomes de tratamento

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2456
    Victor Carreão
    434-451
  • O papel do gênero social nos estudos sociolinguísticos: desafios metodológicos na análise do futuro variável

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2481
    Camila Bordonal Clempi, Angélica Rodrigues
    452-470
  • Literatura, afeto e masculinidade: uma leitura de obras de Ondjaki e Mia Couto

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2631
    Everton Fernando Micheletti
    471-490
  • A formação do leitor crítico na aula de espanhol: a atitude curricular diante das brechas do livro didático

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2478
    Larissa Cristina Arruda de Oliveira Benedini
    491-509
  • O processo de internacionalização e o ensino e aprendizagem de língua inglesa no contexto de uma universidade estadual

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2530
    Sandra Mari Kaneko Marques, Melissa Alves Baffi Bonvino
    510-527
  • A elaboração de uma atividade didática de língua inglesa direcionada por dados de aprendizes

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2568
    William Danilo Garcia, Paula Tavares Pinto
    528-549