Salta al contenuto principale
Salta al menu principale di navigazione
Salta al piè di pagina del sito
Open Menu
Info
Sulla rivista
Histórico do periódico
Dichiarazione sulla privacy
Ultimo fascicolo
Archivi
Proposte
Comitato Scientifico ed Editoriale
Políticas Editoriais
Foco e Escopo
Periodicidade
Processo de Avaliação pelos Pares
Política de Acesso Livre
Fontes de Apoio
Notícias
Contatti
Cerca
Registrazione
Login
Home
/
Archivi
/
V. 49 N. 1 (2020)
V. 49 N. 1 (2020)
Pubblicato:
2020-05-01
Fascicolo completo
PDF (Português (Brasil))
Sumário
Comissão Editorial
1-8
PDF (Português (Brasil))
Apresentação
Claudia Zavaglia
9-10
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2833
Artigos
50 anos do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo
Luciani Tenani
11-21
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2806
50 anos do GEL: caminhos da linguística no Brasil
Olga Ferreira Coelho
22-35
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2508
Formação de grupos em ciências da linguagem: o caso do GEL
Cristina Altman
36-47
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2812
Discurso e ensino: diretrizes para conceber novos significados para a escola na contemporaneidade
Cecilia Maria Aldigueri Goulart
48-71
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2784
Acessibilidade textual e terminológica: promovendo a tradução intralinguística
Maria José Bocorny Finatto
72-96
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2775
Da elaboração de um glossário colaborativo à discussão sobre os termos “inglês para aviação” e “inglês aeronáutico”
Patricia Tosqui-Lucks, Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva
97-116
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2561
Ferdinand de Saussure: relações possíveis entre a língua e a história
Stefania Montes Henriques, Micaela Pafume Coelho
117-134
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2496
Do fonológico ao discursivo: hipóteses sobre a produção da chamada “fala telegráfica” no contexto das afasias
Rosana do Carmo Novaes-Pinto
135-151
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2624
Intercâmbios virtuais e a internacionalização em casa: reflexões e implicações para a Linguística Aplicada
Ana Cristina Biondo Salomão
152-174
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2469
Ensino de português para refugiadas e refugiados: pode entrar?
Ana Letícia Carneiro de Oliveira
175-189
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2588
Flutuação de grafia de palavras: aspectos morfossintáticos
Roberta Pereira Fiel
190-209
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2701
Olhar histórico do português brasileiro através do gênero lírico: contribuições de análises advindas das Cantigas de Santa Maria
Gisela Sequini Favaro
210-225
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2577
O projeto Bruxas Paulistas e a edição de processos eclesiásticos
Marcelo Módolo
226-240
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2716
A hipótese da «soldadura» na formação de topônimos indígenas monolexicais de estrutura poliléxica na língua de origem
Camila André do Nascimento da Silva, Aparecida Negri Isquerdo
241-264
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2698
Lexicografia monolíngue pedagógica e ensino do vocabulário: interfaces teóricas e práticas
Renato Rodrigues-Pereira
265-283
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2474
Análise quantitativa dos dados para um protótipo de dicionário semibilíngue de expressões idiomáticas
Natália Gabrieli dos Santos Fagundes Euzébio
284-296
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2550
Construções completivas insubordinadas subjetivas-modais no português brasileiro
Flavia Bezerra de Menezes Hirata-Vale
297-311
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2675
O sintagma nominal descontínuo: ordenações não canônicas dos constituintes do SN no português do interior paulista
Nathalia Pereira de Souza-Martins
312-326
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2600
Grau de auxiliaridade da microconstrução [deixar+de+V2inf.] no português arcaico
José Roberto Prezotto Júnior
327-345
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2700
Padrões morfossintáticos da inferência e da dedução em língua portuguesa
Vítor Henrique Santos da Silva
346-363
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2694
A importância interdisciplinar da documentação da Justiça Eclesiástica em São Paulo: o caso Joana Gil
Nathalia Reis Fernandes
364-378
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2697
Controvérsias na patologização e contradiscursos na afasia e na infância
Maria Irma Hadler Coudry
379-396
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2685
Ethos e pathos na elaboração de vínculos: considerações sobre a construção enunciativo-discursiva dos efeitos de empatia na argumentação em colunas jornalísticas
Ivani Cristina Brito Fernandes
397-416
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2679
Empréstimos do Português na língua Mehináku (Arawak)
Paulo Henrique de Felipe
417-433
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2476
A sócio-história santista e sua relação com a variação “tu” e “você” nos pronomes de tratamento
Victor Carreão
434-451
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2456
O papel do gênero social nos estudos sociolinguísticos: desafios metodológicos na análise do futuro variável
Camila Bordonal Clempi, Angélica Rodrigues
452-470
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2481
Literatura, afeto e masculinidade: uma leitura de obras de Ondjaki e Mia Couto
Everton Fernando Micheletti
471-490
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2631
A formação do leitor crítico na aula de espanhol: a atitude curricular diante das brechas do livro didático
Larissa Cristina Arruda de Oliveira Benedini
491-509
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2478
O processo de internacionalização e o ensino e aprendizagem de língua inglesa no contexto de uma universidade estadual
Sandra Mari Kaneko Marques, Melissa Alves Baffi Bonvino
510-527
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2530
A elaboração de uma atividade didática de língua inglesa direcionada por dados de aprendizes
William Danilo Garcia, Paula Tavares Pinto
528-549
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2568
Fai una proposta
Fai una proposta
Lingua
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Portugal)
Português (Brasil)
Titolo del blocco
Questões sobre compostos e morfologia da LIBRAS
280
Escravidão e loucura: uma leitura do conto "A escrava", de Maria Firmina dos Reis
266
O uso de jogos como mediadores da alfabetização/letramento em sala de apoio das séries iniciais
238
Garotas de programa e o entre-lugar discursivo
197
Língua, linguagem e fala na “Teoria do Valor” de Ferdinand de Saussure
148
Sviluppato a cura di
Open Journal Systems