v. 51 n. 3 (2022)

					Visualizar v. 51 n. 3 (2022)
Publicado: 31-12-2022

Edição completa

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3573
    Mariana Luz Pessoa de Barros
    932-933

Artigos

  • Uma análise discursivo-funcional de orações prefaciadas por comoquiera

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3155
    Camila Rodrigues de Amorim, Talita Storti Garcia
    947-960
  • A interação entre pessoas surdas: o papel dos marcadores discursivos na língua brasileira de sinais

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3295
    Vanessa Hagemeyer Burgo, Sheyla Cristina Araujo Matoso
    961-981
  • Vírgulas em esquema duplo, estruturas adverbiais e argumentação: um olhar para textos de EF II

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3262
    Isadora Albanese Camillo
    982-1002
  • Gradiência das transposições ortográficas na escrita de crianças do Ensino Fundamental I

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3307
    Lourenço Chacon, Mirian Verza Amarante
    1003-1016
  • O que fazer com as dificuldades de leitura e escrita? Analisar e intervir

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3263
    Maria Irma Hadler Coudry
    1017-1034
  • “O e-book de ‘Enquanto eu não te encontro’ esgotou porque a Seguinte comprou todas as unidades”: um caso de circulação e paratopia criadora na literatura juvenil brasileira

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3189
    Vitoria Ferreira Doretto
    1035-1054
  • Telecolaboração e pandemia: viabilizando a interação em momento de distanciamento social

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3226
    Daniela Nogueira de Moraes Garcia
    1055-1075
  • A prosódia como elemento formador da proficiência em língua portuguesa

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3280
    Rosicleide Rodrigues Garcia, Cheila Aparecida Bragadin
    1076-1097
  • Polêmicas em torno dos signos “evidência científica” e “inclusão” – uma análise de enunciados do Ministério da Educação no Brasil (2018-2022)

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3221
    Marina Célia Mendonça
    1098-1112
  • Padrões de nominalização em línguas da família Arawák

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3273
    Camille Cardoso Miranda
    1113-1136
  • A influência das crenças para a aquisição da autonomia dos alunos na aprendizagem de língua inglesa no Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3218
    Francine Martins Molinari, Dirce Charara Monteiro
    1137-1152
  • A perspectiva do sistema de referenciação multimodal para a interação na Síndrome de Down

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3305
    Paulo Vinícius Ávila Nóbrega
    1153-1172
  • Verbos de percepção visual como estratégias de evidencialidade: usos de ver, olhar e observar em uma perspectiva discursivo-funcional

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3355
    Lua Camilo Nogueira, Vítor Henrique Santos da Silva
    1173-1191
  • Fraseologia especializada e relações metafóricas em corpus jornalístico de espanhol rio-platense

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3283
    Ariel Novodvorski
    1192-1206
  • Aquisição de linguagem: o envelope multimodal em uma criança autista

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3302
    Ádelly Kalyne da Silva Oliveira, Renata Fonseca Lima da Fonte
    1207-1219
  • Interação entre fatores sintáticos e fonológicos nos usos de vírgula em esquema duplo em textos do EFII

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3264
    Nayra Cristina Paiva
    1220-1237
  • “Pandeminions”: análise dialógica dos “(bolso)minions” na pandemia da COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3281
    Luciane de Paula, Natasha Ribeiro de Oliveira
    1238-1260
  • Padrões discursivos na dialética entre os livros de defesa dos EUA e da China

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3292
    Rafaela Araújo Jordão Rigaud Peixoto, Karina Coelho Pires
    1261-1276
  • A polifonia bakhtiniana e a sociossemiótica em Grande Sertão: Veredas

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3234
    Daniela Santos
    1277-1298
  • Revisitando o conceito de “contexto de produção” em duas obras do Interacionismo Sociodiscursivo

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3341
    Thiago Jorge Ferreira Santos
    1299-1316
  • Um modelo híbrido para o Reconhecimento de Entidades Nomeadas em português

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3271
    Andressa Vieira e Silva, Marcos Lopes
    1317-1335
  • Léxico e enunciação: contribuições para o ensino do substantivo

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3227
    Crislaine Silva
    1336-1352
  • O encontro entre o autoritarismo e os discursos de libertação em documentários biográficos sobre Mercedes Sosa

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3222
    Nathan Bastos de Souza
    1335-1370
  • A concordância verbal de 3ª pessoa do plural em Nova Iguaçu (RJ): destaque para os fatores linguísticos e para a escolarização no comportamento da comunidade

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3200
    Juliana Barbosa de Segadas Vianna
    1371-1389