Léxico e enunciação: contribuições para o ensino do substantivo

Autores

  • Crislaine Silva Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3227

Resumo

Este estudo propõe investigar o funcionamento enunciativo do substantivo PORTA, em português brasileiro (PB), com intuito de apreender sua identidade semântica. Sob a luz da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (CULIOLI, 1990, 1999a, 1999b), para a qual o sentido de uma unidade lexical constrói-se na relação que estabelece com os demais elementos que constituem o sintagma nominal por ele evocado, busca-se evidenciar a invariância própria da unidade linguística. Para tanto, utilizamo-nos das práticas de glosa, parte fundamental do quadro teórico-metodológico, que se inscreve no campo da Linguística Enunciativa. Por contemplar a manipulação e reformulação das unidades, sustentada pela atividade epilinguística, a glosa é concebida como prática de grande importância para o ensino do substantivo em sala de aula, por primar pela reflexão e observação do funcionamento lexical.

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Publicado

02-08-2023

Como Citar

Silva, C. (2023). Léxico e enunciação: contribuições para o ensino do substantivo. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(3), 1336–1352. https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3227

Edição

Seção

Artigos