Aquisição de linguagem: o envelope multimodal em uma criança autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3302

Resumo

Com foco na abordagem multimodal, perspectiva teórica que defende a matriz gesto-vocal como um sistema único de significação, objetivamos analisar a mescla entre olhar, vocalizações e gestos na produção de uma criança autista do sexo feminino. Especificamente, intencionamos identificar como os referidos elementos semióticos contribuem para a negociação de sentidos na interação e quais os papéis emitidos por esses componentes significativos. Nesse sentido, constatamos que a tríade semiótica de articulação entre gesto, produção vocal e olhar promove um lócus de enunciação para a criança autista e percebemos o quão necessário é considerar esses componentes, que constituem o envelope multimodal, no processo de aquisição linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-08-2023

Como Citar

Oliveira, Ádelly K. da S. ., & Fonte, R. F. L. da . (2023). Aquisição de linguagem: o envelope multimodal em uma criança autista. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(3), 1207–1219. https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3302

Edição

Seção

Artigos