Telecolaboração e pandemia: viabilizando a interação em momento de distanciamento social

Autores

  • Daniela Nogueira de Moraes Garcia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2813-7538

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3226

Resumo

Em época sem precedentes, a pandemia de COVID-19 tem gerado rupturas e a educação, desde 2020, articula cenários para driblar fragilidades e evitar a descontinuidade do ensino/aprendizagem. No ensino superior, o teletandem (TELLES, 2006, 2009), um contexto virtual, autônomo e colaborativo, tem viabilizado a interação entre os povos. Assim, pautamo-nos no uso das tecnologias, ações em tandem e telecolaboração para abordar a colaboração on-line diante do distanciamento social. Este estudo ancora-se em metodologia qualitativa para apresentar um estudo de caso, investigando potencialidades e desafios da prática, totalmente à distância. Os resultados demonstraram que, apesar de ampla experiência com a logística e condução das sessões de teletandem, foram observadas potencialidades na aprendizagem de línguas, mas também, desafios referentes às sessões e acompanhamento totalmente de forma remota.

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Publicado

02-08-2023

Como Citar

Garcia, D. N. de M. (2023). Telecolaboração e pandemia: viabilizando a interação em momento de distanciamento social . Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(3), 1055–1075. https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3226

Edição

Seção

Artigos