Telecolaboração e pandemia: viabilizando a interação em momento de distanciamento social
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3226Resumo
Em época sem precedentes, a pandemia de COVID-19 tem gerado rupturas e a educação, desde 2020, articula cenários para driblar fragilidades e evitar a descontinuidade do ensino/aprendizagem. No ensino superior, o teletandem (TELLES, 2006, 2009), um contexto virtual, autônomo e colaborativo, tem viabilizado a interação entre os povos. Assim, pautamo-nos no uso das tecnologias, ações em tandem e telecolaboração para abordar a colaboração on-line diante do distanciamento social. Este estudo ancora-se em metodologia qualitativa para apresentar um estudo de caso, investigando potencialidades e desafios da prática, totalmente à distância. Os resultados demonstraram que, apesar de ampla experiência com a logística e condução das sessões de teletandem, foram observadas potencialidades na aprendizagem de línguas, mas também, desafios referentes às sessões e acompanhamento totalmente de forma remota.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.