A perspectiva do sistema de referenciação multimodal para a interação na Síndrome de Down

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DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3305

Resumo

O objetivo deste artigo é argumentar sobre processos de referenciação e negociação de sentidos em contextos face a face, entre crianças com SD e terapeutas da linguagem. Mostramos a perspectiva do Sistema de Referenciação Multimodal (ÁVILA-NÓBREGA, 2017). Nossa vertente de Multimodalidade postula que a língua é uma matriz cognitiva da mescla gesto-fala, não uma hierarquia entre elementos linguísticos e extralinguísticos (MCNEILL, 1985, 2013). Os dados são de gravações de atendimentos de duas crianças com SD (07 e 09 anos). A pesquisa é qualitativa, longitudinal. Os resultados apontam para o jogo dialógico de negociação de sentidos por meio de um sistema cíclico de produções dos sujeitos nas cenas, no qual emergem relações linguísticas de associação e repetição de objetos de discurso.

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Publicado

02-08-2023

Como Citar

Nóbrega, P. V. Ávila . (2023). A perspectiva do sistema de referenciação multimodal para a interação na Síndrome de Down. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(3), 1153–1172. https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3305

Edição

Seção

Artigos