A perspectiva do sistema de referenciação multimodal para a interação na Síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3305Resumo
O objetivo deste artigo é argumentar sobre processos de referenciação e negociação de sentidos em contextos face a face, entre crianças com SD e terapeutas da linguagem. Mostramos a perspectiva do Sistema de Referenciação Multimodal (ÁVILA-NÓBREGA, 2017). Nossa vertente de Multimodalidade postula que a língua é uma matriz cognitiva da mescla gesto-fala, não uma hierarquia entre elementos linguísticos e extralinguísticos (MCNEILL, 1985, 2013). Os dados são de gravações de atendimentos de duas crianças com SD (07 e 09 anos). A pesquisa é qualitativa, longitudinal. Os resultados apontam para o jogo dialógico de negociação de sentidos por meio de um sistema cíclico de produções dos sujeitos nas cenas, no qual emergem relações linguísticas de associação e repetição de objetos de discurso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.