A trajetória de abstração do verbo chegar: Espaço > Tempo > Qualidade (Novidade)
The abstraction trajectory of the verb chegar (to arrive): space > time > quality (novelty)
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3724Parole chiave:
Verbo chegar. Trajetória de abstração. Espaço. Tempo. Novidade.Abstract
Este artigo baseia-se em pesquisa de tese de doutorado e tem como proposta demonstrar a evolução da abstração do verbo chegar verificada em análise de slogans coletados do site www.propagandasemrevistas.com.br, que conta com um acervo de mais de 6000 peças publicitárias publicadas originalmente em revistas. Ao todo foram encontradas, em peças publicitárias publicadas entre os anos de 1971 e 2010, 142 ocorrências do verbo chegar. A análise, de natureza qualitativa e quantitativa dessas ocorrências, sob a perspectiva teórica da Linguística Cognitiva – fundamentada sobretudo nas noções de mente corporificada, esquemas imagéticos e dêixis-, reforçada por contribuições importantes de estudos anteriores sobre mudança por gramaticalização e propriedades do verbo chegar, levou-nos à constação de que o sentido espacial, mais básico, mais concreto de chegar deu lugar também a usos mais abstratos, com noções de tempo e de novidade. Neste trabalho, expomos os achados dessa pesquisa e, a partir da análise de 12 peças publicitárias, apresentamos evidências e explicações sobre: (i) a trajetória de abstração do verbo chegar de espaço para tempo e de tempo para qualidade, de onde emerge a noção de novidade, que caracteriza seu uso em peças publicitárias; (ii) a relação entre o verbo chegar, conjugado no pretérito perfeito, a ordem V SN e a emergência da noção de tempo e de novidade referida em (i).
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