O ENSINO DE LÍNGUAS BASEADO EM TAREFAS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA ESCRITA EM PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA – PROPOSTAS DIDÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2425Palavras-chave:
Português língua segunda, Ensino de línguas baseado em tarefas, Ensino da escritaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT), por se considerar que poderá possibilitar o desenvolvimento mais eficaz da produção escrita. Existem vários tipos de tarefas, sendo o objetivo de cada uma resolver dada situação comunicativa, através de uma espontânea troca de sentidos, que tem relação com a vida real e a experiência dos alunos, despertando o seu interesse e aumentando o seu envolvimento na aprendizagem. Os principais problemas que os alunos enfrentam na escrita são: a seleção lexical adequada ao tema; a seleção dos tempos verbais adequados ao contexto; a ortografia e a pontuação corretas; a coerência e a coesão textuais. Como forma de ultrapassar estas dificuldades, propõe-se o ELBT. Assim, num primeiro momento, analisar-se-á a importância do ELBT no ensino das línguas segundas, em geral, e da escrita, em particular, e, num segundo, como parte de um estudo desenvolvido em três escolas secundárias da Praia – Cabo Verde, serão propostas tarefas testadas com êxito em sala de aula, em contexto de língua segunda. Os resultados parciais, baseados num questionário aplicado aos alunos que participaram no estudo, revelam que há maior envolvimento dos alunos nas tarefas de escrita e uma perceção de melhoria desta competência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02-09-2020
Como Citar
Pinto, J. (2020). O ENSINO DE LÍNGUAS BASEADO EM TAREFAS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA ESCRITA EM PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA – PROPOSTAS DIDÁTICAS. Revista Do GEL, 17(2), 170–195. https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2425
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)