Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista do GEL?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Procedimentos para submissão de artigos:

  1. Fazer o cadastro (Login/Senha) no site da revista em Submissões online;
  2. Preencher o perfil autor atentando para os campos obrigatórios;
  3. Iniciar a submissão em submissões ativas, em clique aqui para iniciar o processo de submissão;
  4. Confirmar a concordância com as condições estabelecidas pela revista e selecione a seção desejada (artigos,resenhas ou artigos para volumes temáticos);
  5. Fornecer os dados cadastrais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, estado e país de todos os autores do artigo, título e resumo; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado;
  6. Transferir os originais nos formatos aceitos pela revista (.doc, .docx ou .odt)
  7. Confirmar e concluir a submissão.
  8. O(s) autor(es) receberá(ão) mensagem do editor. Por meio do site da Revista, é possível acompanhar o fluxo do trabalho em seu processo de avaliação. 


Identificador ORCID

Todos os autores deverão indicar seu Identificador ORCID ao efeturarem seu cadastro na Revista do GEL. 


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS

Serão aceitos trabalhos de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. Só serão aceitos trabalhos submetidos por pesquisadores que tenham o título mínimo de doutor, ou, em caso de coautoria, de doutorandos em parceria com um segundo pesquisador que já possua o título de doutor.

Os textos para publicação poderão ser escritos em português, francês, inglês ou espanhol. Em casos especiais, e a critério da Comissão Editorial, poderão ser apresentados em línguas diferentes das indicadas.

Embora a data de aprovação seja o primeiro critério considerado, a Comissão Editorial também leva em conta temas e distribuição institucional dos trabalhos ao montar cada número. Isso significa que, nem sempre, a ordem cronológica de aprovação dos textos corresponde à ordem de publicação.  

Os trabalhos que não se enquadrarem nestas normas serão recusados.


Preparação dos originais


Apresentação

  • O trabalho (um e somente um por grupo ou por autor) deverá submetido exclusivamente através da página <revistadogel.gel.org.br/rg>
  • O trabalho não deve conter identificação do(s) autor(es), inclusive nas autoreferências ao longo do texto.  É imprescindível que o(s) autor(es), de modo a assegurar a integridade da avaliação às cegas, não revele(m) a sua identidade durante o processo. Desse modo, na elaboração do trabalho o(s) autor(es) devem: a) excluir do texto seus nomes, substituindo com "xxx" e o ano, em referências e notas de rodapé; b) em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar. 
  • O trabalho deve ser redigido em .doc, .docx ou .odt, em página de tamanho A4 (21 cm X 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12.
  • As resenhas deverão ter extensão mínima de 3 e máxima de 8 páginas e os artigos, mínima de 10 e máxima de 25 páginas (com referências bibliográficas), em espaçamento um e meio. As obras resenhadas devem ter sido publicadas há no máximo dois anos.

Estrutura

Serão devolvidos aos autores artigos que não obedecerem tanto às normas aqui estipuladas quanto às normas de formatação.

Para acesso ao meta-artigo com as normas para publicação clique aqui (Atualizado em novembro de 2020).

Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail. O endereço revistadogel@gmail.com destina-se, prioritariamente, ao esclarecimento de dúvidas acerca desta publicação.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) ou OpenOffice (.odt).
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço um e meio; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. [ATENÇÃO] Só serão aceitos trabalhos submetidos com a presença de, pelo menos, um doutor como autor (ou co-autor).
 

Declaração de Direito Autoral

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).

Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.