Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
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  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) ou OpenOffice (.odt).
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  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
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  • O texto está em espaço um e meio; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
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  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
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  • [ATENÇÃO] Só serão aceitos trabalhos submetidos com a presença de, pelo menos, um doutor como autor (ou co-autor).

Diretrizes para Autores

Estrutura

Serão devolvidos aos autores artigos que não obedecerem tanto às normas aqui estipuladas quanto às normas de formatação.

Para acesso ao meta-artigo com as normas para publicação clique aqui (Atualizado em março de 2023).

Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail. O endereço revistadogel@gmail.com destina-se, prioritariamente, ao esclarecimento de dúvidas acerca desta publicação.

 

PASSO A PASSO: COMO SUBMETER OS TRABALHOS PARA PUBLICAÇÃO

Primeiramente, é preciso estar cadastrado como Autor na REVISTA DO GEL. Para tanto, basta selecionar a opção Cadastro, gerar login, senha e selecionar a opção "autor". Ao fazer o login, o usuário será direcionado à Página do Usuário, na qual deverá clicar em: [Nova submissão].
 
1. Início: escolher a Seção específica do trabalho (ex.: Artigos, Resenhas, Edição Temática, etc.), aceitar as Condições para Submissão, a Declaração de Direito Autoral e escrever Comentários para o Editor (opcional).

2. Transferência do Manuscrito: anexar o trabalho seguindo as normas disponíveis em Diretrizes para Autores (recomendamos a atenta leitura do meta-arquivo de normas) e clicar em Transferir. Neste passo o autor também poderá anexar Documentos Suplementares, tais como autorizações, gráficos, tabelas, em arquivos editáveis, ou outros documentos, quando necessário.

3. Inclusão de Metadados: informações sobre o Autor, Inclusão de possíveis Coautores (se houver), Título e Resumo, Indexação, Agências de Fomento (se houver) e Referências (seguindo o padrão ABNT; caso a referência possua DOI, sua citação é obrigatória).

4. Confirmação: verificar os passos anteriores e clicar em Concluir Submissão.

5. Próximos Passos: o processo já está concluído.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: revistadogel@gmail.com

 

Normas para submissão de originais

Serão aceitos trabalhos de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. Só serão aceitos trabalhos submetidos por pesquisadores que tenham o título mínimo de doutor, ou, em caso de coautoria, de doutorandos em parceria com um segundo pesquisador que já possua o título de doutor.

Os textos para publicação poderão ser escritos em português, francês, inglês ou espanhol. Em casos especiais, e a critério da Comissão Editorial, poderão ser apresentados em línguas diferentes das indicadas.

Embora a data de aprovação seja o primeiro critério considerado, a Comissão Editorial também leva em conta temas e distribuição institucional dos trabalhos ao montar cada número. Isso significa que, nem sempre, a ordem cronológica de aprovação dos textos corresponde à ordem de publicação.  

Os trabalhos que não se enquadrarem nestas normas serão recusados.

Edição Temática

Seção exclusiva para artigos que comporão a Edição temática. A avaliação desses trabalhos será realizada por pareceristas escolhidos pela comissão organizadora da Edição Temática, conforme indicado em sua chamada especial.

Artigos

Os textos para publicação poderão ser escritos em português, francês, inglês ou espanhol. Em casos especiais, e a critério da Comissão Editorial, poderão ser apresentados em línguas diferentes das indicadas.

Só serão publicados trabalhos que obtiverem dois pareceres favoráveis, emitidos por membros do Conselho Editorial ou – a depender do grau de especificidade do texto submetido – por pareceristas ad hoc. Os artigos deverão ter extensão mínima de 10 e máxima de 25 páginas (com referências bibliográficas), em espaçamento um e meio. Não serão publicados textos de um mesmo autor (ou de um grupo de autores) em intervalo inferior a dois números da Revista.

Resenhas

As resenhas deverão ter extensão mínima de 3 e máxima de 8 páginas. Os textos para publicação poderão ser escritos em português, francês, inglês ou espanhol. Em casos especiais, e a critério da Comissão Editorial, poderão ser apresentados em línguas diferentes das indicadas. A obra resenhada deve ter sido publicada há no máximo dois anos. 

As resenhas serão avaliadas por um parecerista, membro da Comissão Editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.