Multiletramentos e formação inicial de professores de Língua Portuguesa: um olhar acerca das pesquisas no Brasil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3108

Mots-clés :

Multiletramentos. Tecnologias Digitais. Formação Docente. Pesquisas.

Résumé

Na contemporaneidade, a constante utilização das tecnologias digitais tem desencadeado processos de uso da linguagem cada vez mais dinâmicos e plurais, demandando que os docentes estejam preparados para lidar com práticas de letramentos correlacionadas à diversidade semiótica dos textos e à multiplicidade cultural e linguística das sociedades. Sob essa ótica, este trabalho analisa pesquisas que discutem como os multiletramentos têm sido entendidos/promovidos nos cursos iniciais de formação de professores de Língua Portuguesa, em alguns contextos no Brasil. O referencial teórico do trabalho concilia, especialmente, os postulados de Moita Lopes (2006) e Pennycook (2006) com os pressupostos de Cope e Kalantzis (2000), Rojo (2009, 2012) e as Diretrizes da Educação Brasileira. Constata-se, por meio do mapeamento das pesquisas contidas no Banco de Teses e Dissertações da Capes (2015-2019), a necessidade de ampliação dos estudos na área, pois, de maneira geral, os trabalhos acadêmicos ainda são escassos e não desenvolvem propostas didático-metodológicas embasadas na Pedagogia dos Multiletramentos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Fernanda Maria Almeida dos Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil

Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Área de Texto - e docente do Mestrado Profissional em Letras (Profletras/UFBA). Exerceu a função de docente de Língua Portuguesa no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no período de 28 de abril de 2011 a 27 de maio de 2019. É doutora em Língua e Cultura e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia/ Campus V. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa/Linguística, e em Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: aquisição da linguagem, surdez, língua de sinais, escrita e diversidades, letramento digital, (multi)letramentos, novas tecnologias e formação docente.

Téléchargements

Publié-e

2021-08-06

Comment citer

Santos, F. M. A. dos. (2021). Multiletramentos e formação inicial de professores de Língua Portuguesa: um olhar acerca das pesquisas no Brasil. Revista Do GEL, 18(2), 160–185. https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3108