As palavras que os bebês não dizem: revisitando o problema da noção de “palavra” à luz da aquisição da linguagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3134

Palabras clave:

Palavra. Aquisição da Linguagem. Morfologia. Análise de corpora.

Resumen

A caracterização da unidade “palavra” tem sido um dos problemas centrais das teorias em morfologia, e a falta de critérios consistentes para defini-la tem levado inclusive certos modelos teóricos (os modelos construcionistas) a abandonarem o estatuto especial dessa unidade e caracterizá-la como fruto de operações sintáticas – as mesmas empregadas para gerar sintagmas/sentenças. No bojo dessas considerações, este artigo tem por objetivo revisitar esse problema à luz de uma outra perspectiva: a da aquisição da linguagem. Mais especificamente, o presente trabalho, em um estudo que analisa corpora de fala de crianças adquirindo o PB, revisita os principais dilemas que a noção de “palavra” coloca para as teorias linguísticas bem como para as metodologias em aquisição da linguagem e discute o estatuto das unidades mínimas de produção da aquisição. Ao final, este estudo mostra que as palavras não são unidades linguísticas mínimas em nenhum nível e que, assim como a gramática do adulto, a criança se apoia em unidades menores; portanto, a intuição sobre “palavra” deve ser produto de algum outro fator.

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Biografía del autor/a

Maurício Resende, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Atualmente pós-doutorando em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), é doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bacharel em Linguística e licenciado em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência no ensino de Português como Segunda Língua e no ensino de Latim e atua também como tradutor técnico inglês-português na área de Linguística. Além disso, tem interesse por teoria e análise linguística, trabalhando com o modelo da Morfologia Distribuída e com as ferramentas da Semântica Formal. Seus principais temas de pesquisa são: processos de formação de palavras, modais, aquisição de morfologia, linguística diacrônica do português.

Publicado

2021-08-06

Cómo citar

Resende, M. (2021). As palavras que os bebês não dizem: revisitando o problema da noção de “palavra” à luz da aquisição da linguagem. Revista Do GEL, 18(2), 128–159. https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3134