Aprendizagem de línguas em contexto acadêmico mediado por tecnologias digitais: limites e possibilidades da ferramenta Quizlet para a sala de aula invertida

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v20i1.3402

Keywords:

Sala de aula invertida. Tecnologias digitais. Ensino e aprendizagem de línguas adicionais. Quizlet

Abstract

This paper discusses the potential of the flipped classroom (FC) approach, mediated by digital technologies, for teaching and learning additional languages. Considering the teaching possibilities that involve synchronous and asynchronous practices, FC consists of the inversion of the didactic actions that take place inside and outside the classroom (SCHNEIDERS, 2013). The tools and virtual environments allow part of the didactic work to be carried out asynchronously, allowing synchronous meetings (in person or online) to prioritize the deepening of content and a critical reflection on the individual learning process (OFUGI, 2016). In view of the possibilities of participation in the post-pandemic, we suggest that the Quizlet tool offers interesting resources for asynchronous work in the SAI approach.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AQUINO, M. Mudando o ritmo das aulas de alemão como língua adicional por meio de músicas e mídias digitais. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 24, n. 42, p. 22-47, 2021.

AQUINO, M.; OLIVEIRA, P. A sala de aula invertida no ensino de alemão como língua adicional em contexto acadêmico. In: ARANTES, P.; UPHOFF, D. (org.). Ensinar alemão em tempos de (pós-) pandemia: impactos e construção de novos saberes. Campinas: Mercado das Letras, 2022. v. 1, p. 119-138.

AQUINO, M.; SCHMIDT, C.; FEITOSA, L. Estratégias de aprendizagem individual no ensino de Alemão como Língua Adicional: um projeto de consultoria acadêmica: Revista do GEL, v. 19, n. 1, 11-34. 2022.

AQUINO, M.; FERREIRA, M. Ensino de alemão com foco decolonial: uma discussão sobre propostas didáticas para o projeto Zeitgeist. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1709, 2023.

ARANTES, P. C. C.; UPHOFF, D. Ensinar alemão em tempos de (pós) pandemia: impactos e construção de novos saberes. Campinas: Mercado de Letras, 2022.

CHRISTIANSEN, M. H.; CHATER, N. O jogo da linguagem. A improvisação que mudou o mundo. Tradução Berilo Vargas. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

DEWAELE, J.-M.; BAK, T. H.; ORTEGA, L. Why the mythical ‘native speaker’ has mud on its face. In: SLAVKOV, N.; MELO-PFEIFER, S.; KERSCHHOFER-PUHALO, N. (ed.). The Changing Face of the “Native Speaker”. Perspectives from Multilingualism and Globalization. Boston/Berlin: De Gruyter Mouton, 2022. p. 25-45. (Citado em SEIDL 2023)

EICHHEIM, H.; BOVERMANN, M.; TESAŘOVÁ, L.; HOLLERUNG, M. Blaue Blume. Campinas: Editora da Unicamp, 2011. (Versão brasileira, 2ª edição. Tradução (enunciados ora em português): Paulo Oliveira e Susana Kampf Lages. Revisão técnica: Klaus Barth. Revisão técnica da 2ª edição: Norma Wucherpfennig. Copyright @ 2002: Max Hueber Verlag, München)

EVANS, V. The Language Myth. Why Language is not an Instinct. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.

HUMBOLDT, W. v. Sobre a natureza da linguagem em geral. In: HEIDERMAN, W.; WEININGER, M. Humboldt: Linguagem – Literatura – Bildung. Florianópolis: UFSC, 2006. p. 2-19. (Edição bilíngue Alemão/Português)

LEFFA, V. J. Call as action. In: MARRIOTT, R. C. V.; TORRES, P. L. (org.). E-learning methodologies for language acquisition. Hershey PA: IGI Global, 2009. p. 39-52.

GONÇALVES, R. T. Relativismo linguístico ou como a língua influencia o pensamento. Petrópolis: Editora Vozes, 2020. (Edição do Kindle)

MARCOS, S. C.; LINO, V. Plataforma Quizlet: uma ferramenta tecnológica como recurso metodológico nas aulas de espanhol. Revista Proficiências, v. 2, n. 1, 2019.

MARQUES-SCHÄFER, G.; ROZENFELD, C. C. de F. Ensino de línguas e tecnologias móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. São Paulo: Edições Hipótese, 2018.

MONTES, A. G.; MIRALLES, A. H.; GARCÍA, L.; MARTÍNEZ, M. Aplicación de las unidades fraseológicas a la enseñanza de E/LE. 2017. 9 f. Universidade de Valência. Foro de Profesores de E/LE, número 13. 2017.

OFUGI, M. S. A sala de aula invertida como técnica alternativa de ensino: um enfoque no desenvolvimento da autonomia do aprendiz de inglês como L2/LE. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

OLIVEIRA, P. Linguagem, Pensamento, Cultura. In: ABREU-TARDELLI, L. S.; GARCIA, T. S.; D’ORANGE FERREIRA, A. A. G. (org.). Pesquisas em Linguagem: diálogos com a contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2021. v. 1, p. 101-122.

OLIVEIRA, P. Implicações do pensamento de Wittgenstein para o ensino de línguas. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, Campinas: CLE/Unicamp, s. 3, v. 14, n. 2, p. 335-363, 2004.

OLIVEIRA, P.; LEDEL, L. Zeitgeist: Modelando um projeto editorial com interface digital. Pandaemonium Germanicum, v. 24, n. 42, p. 217-254, 2021.

PAIVA, V. L. M. de O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. In: JESUS, D. M. de; MACIEL, R. F. (org.). Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, v. 44. Campinas: Pontes Editores, 2015. p. 21-34.

PONTES, M. A. C. O uso de tecnologias digitais como suporte no desenvolvimento da autonomia em um contexto de ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2017. 146 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.

ROUSSEAU, J.-J. Ensaio sobre a origem das línguas. Tradução Fulvia M. L. Moretto. Campinas: Editora da Unicamp, 2015. Apresentação: “A força da voz e a violência das coisas”, Bento Prado Jr. 1ª edição, póstuma: 1749 ou 1754)

SCHMITZ, E. X. S. Sala de aula invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. 2016. 187 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

SCHNEIDERS, L. A. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Lajeado: Editora da Univates, 2018.

SEIDL, E. Foreign language teaching in translator and interpreter training. New linguistic concepts for changing times. In: SEEL, O. I.; ROISS, S.; GONZÁLEZ, P. Z. (ed.). Instrumentalizing Foreign Language Pedagogy in Translator and Interpreter Training. Methods, goals and perspectives. Londres e Nova York: John Benjamins, 2023. p. 40-51. DOI: https://doi.org/10.1075/btl.161.03sei

WUCHERPFENNIG, N.; OLIVEIRA, P. Moldando o futuro: sugestões para o ensino de línguas pós-pandêmico. In: ARANTES, P.; UPHOFF, D. (org.). Ensinar alemão em tempos de (pós-) pandemia: impactos e construção de novos saberes. Campinas: Mercado das Letras, 2022. v. 1, p. 371-389.

ZANCANARO, G. S.; ROZENFELD, C. C. de F. Uso assíncrono do aplicativo Quizlet como apoio para a aprendizagem de inglês para estudantes do ensino médio. In: CIET: EnPED. 2018.

Published

2023-10-27

How to Cite

Aquino, M. C., & Oliveira, P. S. X. de. (2023). Aprendizagem de línguas em contexto acadêmico mediado por tecnologias digitais: limites e possibilidades da ferramenta Quizlet para a sala de aula invertida. Revista Do GEL, 20(1), 33–53. https://doi.org/10.21165/gel.v20i1.3402