Aprendizagem de línguas em contexto acadêmico mediado por tecnologias digitais: limites e possibilidades da ferramenta Quizlet para a sala de aula invertida

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DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v20i1.3402

Parole chiave:

Sala de aula invertida. Tecnologias digitais. Ensino e aprendizagem de línguas adicionais. Quizlet

Abstract

Discute-se aqui o potencial da abordagem de sala de aula invertida (SAI), mediado por tecnologias digitais, para o ensino-aprendizagem de línguas adicionais. Considerando as possibilidades de ensino que envolvam práticas síncronas e assíncronas, a SAI inverte as ações didáticas que ocorrem dentro e fora da sala de aula (Schneiders, 2013). As ferramentas e os ambientes virtuais permitem realizar parte do trabalho didático de maneira assíncrona, possibilitando que nos encontros síncronos (presencial ou online) se priorizem o aprofundamento do conteúdo e uma reflexão crítica acerca do processo individual de aprendizagem (Ofugi, 2016). Tendo em vista as possibilidades de participação na pós-pandemia, sugerimos que a ferramenta Quizlet oferece recursos interessantes para o trabalho assíncrono na abordagem SAI.

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Pubblicato

2023-10-27

Come citare

Aquino, M. C., & Oliveira, P. S. X. de. (2023). Aprendizagem de línguas em contexto acadêmico mediado por tecnologias digitais: limites e possibilidades da ferramenta Quizlet para a sala de aula invertida. Revista Do GEL, 20(1), 33–53. https://doi.org/10.21165/gel.v20i1.3402

Fascicolo

Sezione

Artigos