Relação entre a matriz linguística multimodal e a atenção conjunta de criança com síndrome de Down

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v15i1.1835

Schlagworte:

Desenvolvimento da linguagem, Síndrome de Down, Matriz linguística multimodal, Atenção conjunta

Abstract

A síndrome de Down (SD) é uma condição genética resultante da presença extra de um cromossomo 21, que pode gerar diversos problemas de saúde, como cardiopatias, e atraso no desenvolvimento da linguagem. As crianças com a síndrome apresentam mais déficits na linguagem expressiva, enquanto a sua compreensão e comunicação gestual é mais desenvolvida. Nesse sentido, este estudo objetivou analisar a relação entre as produções linguísticas e a atenção conjunta de uma criança com síndrome de Down em processo de intervenção fonoaudiológica. Trabalhou-se com a hipótese de que as produções linguísticas e a atenção conjunta se desenvolvem mutuamente. Para isso, foram realizadas filmagens semanais, durante um ano de atendimento fonoaudiológico de um menino com SD que possuía 16 meses no início da coleta e apresentava uma cardiopatia congênita. Posteriormente, os vídeos foram analisados no programa ELAN, a fim de descrever quantitativamente as produções vocais e gestuais, e a atenção conjunta da criança. Constatou-se que a intervenção fonoaudiológica favoreceu o desenvolvimento da linguagem da criança com síndrome de Down, principalmente das produções vocais (p=0,04), e que houve um crescimento conjunto entre as produções gestuais (p=0,001) e a atenção conjunta da criança. Desse modo, com o atraso no desenvolvimento da linguagem verbal, as produções gestuais da criança com SD favoreceram sua inserção em cenas de atenção conjunta.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Ivonaldo Leidson Barbosa Lima, Universidade Federal da Paraíba / Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística

Graduado em Fonoaudiologia. Especialista em Saúde Pública. Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Pesquisador do LAFE - Laboratório de Aquisição da Fala e Escrita e do NELF - Núcleo de Estudos em Linguagem e Funções Estomatognáticas. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Isabelle Cahino Delgado, Programa de Pós-Graduação em Linguística/Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2002) e Especialização em Patologias da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2004). É Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB - pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), na Área de Concentração Teoria e Análise Linguística e Linha de Pesquisa Aquisição de Linguagem e Processamento Linguístico. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura, Escrita, Alfabetização, Letramento e Síndrome de Down, também inerentes à área de Linguística. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Departamento de Fonoaudiologia, na área de Linguagem, Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) e Líder do Núcleo de Estudos em Linguagem e Funções Estomatognáticas (NELF/CNPq).

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Programa de Pós-Graduação em Linguística/Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, manhês, ensino-aprendizagem, subjetividade e interação. É Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq.

Veröffentlicht

2018-04-26

Zitationsvorschlag

Lima, I. L. B., Delgado, I. C., & Cavalcante, M. C. B. (2018). Relação entre a matriz linguística multimodal e a atenção conjunta de criança com síndrome de Down. Revista Do GEL, 15(1), 85–99. https://doi.org/10.21165/gel.v15i1.1835