Vol. 50 Núm. 1 (2021)

					Ver Vol. 50 Núm. 1 (2021)
Publicado: 2021-04-29
  • Expediente

    Comissão Editorial
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3128
  • Apresentação

    Mariana Luz Pessoa de Barros
    8-9
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3129

Artigos

  • Os usos do presente do indicativo: reflexões teóricas e proposta didática para um estudo contemporâneo da linguagem

    Regislene Dias de Almeida
    10-23
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2899
  • O trabalho do coordenador na Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC): um olhar para a formação docente em serviço

    Neuraci Rocha Vidal Amorim, Lília Santos Abreu-Tardelli
    24-41
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2863
  • La vida en “Cenários”: “no, no es exactamente eso”

    Ivânia Campigotto Aquino, Gisele Benck de Moraes
    42-56
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2913
  • A emergência de questões culturais no teletandem: perspectivas e reflexões

    Paola de Carvalho Buvolini, Katia Rodrigues Mello Miranda, Daniela Nogueira de Moraes Garcia
    57-73
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3001
  • As memórias e a instabilidade genérica: considerações acerca dos diferentes modos de inserção do tempo no processo constitutivo de memórias de professoras

    Orasir Guiherme Teche Cális
    74-90
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2898
  • Empréstimos de conjunções e subordinadores do Português em Nheengatu

    Gláucia Vieira Cândido, Aline da Cruz, Giovana Alves de Oliveira
    91-107
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2928
  • Marcadores discursivos de base verbal: duas hipóteses de mudança em casos do verbo “crer”

    Lucas Borel Cristiano, Solange de Carvalho Fortilli
    108-125
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3056
  • Ações corporificadas e construção de turnos em uma interação entre terapeuta e criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

    Fernanda Miranda da Cruz, Ana Caroline Lopes Gomes Guerra, Ana Carina Tamanaha, Jacy Perissinoto
    126-143
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2912
  • Das orientações oficiais às práticas instauradas em escolas municipais do Rio de Janeiro: uma investigação sobre o ensino do componente linguístico/gramatical

    Luiz Felipe da Silva Durval
    144-162
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2989
  • A alquimia discursiva nos processos inquisitoriais: o cruzamento das vozes do notário e do visitador nas confissões

    Gabriele Franco
    163-175
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3064
  • Discurso delirante na esquizofrenia e o efeito de estranhamento

    João Pedro Souza Gati
    176-188
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3079
  • Explorando o paradigma verbal latino: itens de vocabulário e operações morfológicas

    Lydsson Agostinho Gonçalves, Paula Roberta Gabbai Armelin
    189-206
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2951
  • Mudança construcional pós-construcionalização de “a gente” e “você” no português brasileiro

    Sebastião Carlos Leite Gonçalves, Marcelo Henrique Vieira de Faria
    207-226
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3013
  • Saberes docentes en la Enseñanza de Portugués Lengua Extranjera: propuesta para la actuación pedagógica

    Marina Ayumi Izaki Gómez
    227-242
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2902
  • Princípios metodológicos para a detecção de neologismos da comunicação digital

    Ana Maria Ribeiro de Jesus
    243-261
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2961
  • A citação em textos científicos: uma análise semio-historiográfica do argumento de influência

    Patricia Veronica Moreira, Flavia Karla Ribeiro Santos, Jean Cristtus Portela
    262-280
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2945
  • Orações adverbiais mirativas em português brasileiro

    Juliana Fernandes Corrêa Nunes, Patrícia de Araujo Rodrigues
    281-297
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2918
  • A pontuação na escrita de alunos do sexto ano do ensino fundamental

    Marian Oliveira, Noélia Nascimento Ferraz Amorim
    298-317
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3019
  • Avaliações e percepções sociolinguísticas

    Livia Oushiro
    318-336
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3100
  • Diálogos entre enunciação e ensino de língua estrangeira

    João Daniel Passarelli França, Marília Blundi Onofre
    337-356
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2971
  • Considerações sobre o ensino da Fonética Forense para estudantes de Letras e Linguística

    Renata Regina Passetti, Pablo Arantes
    357-383
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3109
  • O espaço da tradução em âmbito institucional: considerações sobre os contextos acadêmico e governamental sob a ótica da virada do poder

    Rafaela Araújo Jordão Rigaud Peixoto
    384-402
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3074
  • Sobre a sintaxe da interpretação temporal dos infinitivos em português

    Maurício Resende
    403-425
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2891
  • Os estágios da vida humana em representações sociais: uma perspectiva da Linguística de Corpus

    Barbara Soares da Silva
    426-438
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3077
  • Percursos de letramentos nos eventos e nas práticas de letramento acadêmico de estudantes escritores inexperientes no curso de Letras Português

    José Hipólito Ximenes de Sousa
    439-457
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3080