Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Histórico do periódico
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Equipe Editorial
Políticas Editoriais
Foco e Escopo
Periodicidade
Processo de Avaliação pelos Pares
Política de Acesso Livre
Fontes de Apoio
Notícias
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 50 n. 1 (2021)
v. 50 n. 1 (2021)
Publicado:
29-04-2021
Edição completa
PDF
Expediente
Comissão Editorial
1-7
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3128
Apresentação
Mariana Luz Pessoa de Barros
8-9
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3129
Artigos
Os usos do presente do indicativo: reflexões teóricas e proposta didática para um estudo contemporâneo da linguagem
Regislene Dias de Almeida
10-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2899
O trabalho do coordenador na Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC): um olhar para a formação docente em serviço
Neuraci Rocha Vidal Amorim, Lília Santos Abreu-Tardelli
24-41
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2863
A vida em “Cenários”: “não, não é bem isso”
Ivânia Campigotto Aquino, Gisele Benck de Moraes
42-56
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2913
A emergência de questões culturais no teletandem: perspectivas e reflexões
Paola de Carvalho Buvolini, Katia Rodrigues Mello Miranda, Daniela Nogueira de Moraes Garcia
57-73
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3001
As memórias e a instabilidade genérica: considerações acerca dos diferentes modos de inserção do tempo no processo constitutivo de memórias de professoras
Orasir Guiherme Teche Cális
74-90
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2898
Empréstimos de conjunções e subordinadores do Português em Nheengatu
Gláucia Vieira Cândido, Aline da Cruz, Giovana Alves de Oliveira
91-107
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2928
Marcadores discursivos de base verbal: duas hipóteses de mudança em casos do verbo “crer”
Lucas Borel Cristiano, Solange de Carvalho Fortilli
108-125
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3056
Ações corporificadas e construção de turnos em uma interação entre terapeuta e criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Fernanda Miranda da Cruz, Ana Caroline Lopes Gomes Guerra, Ana Carina Tamanaha, Jacy Perissinoto
126-143
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2912
Das orientações oficiais às práticas instauradas em escolas municipais do Rio de Janeiro: uma investigação sobre o ensino do componente linguístico/gramatical
Luiz Felipe da Silva Durval
144-162
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2989
A alquimia discursiva nos processos inquisitoriais: o cruzamento das vozes do notário e do visitador nas confissões
Gabriele Franco
163-175
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3064
Discurso delirante na esquizofrenia e o efeito de estranhamento
João Pedro Souza Gati
176-188
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3079
Explorando o paradigma verbal latino: itens de vocabulário e operações morfológicas
Lydsson Agostinho Gonçalves, Paula Roberta Gabbai Armelin
189-206
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2951
Mudança construcional pós-construcionalização de “a gente” e “você” no português brasileiro
Sebastião Carlos Leite Gonçalves, Marcelo Henrique Vieira de Faria
207-226
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3013
Saberes docentes no Ensino de Português Língua Estrangeira: proposta para ação pedagógica
Marina Ayumi Izaki Gómez
227-242
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2902
Princípios metodológicos para a detecção de neologismos da comunicação digital
Ana Maria Ribeiro de Jesus
243-261
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2961
A citação em textos científicos: uma análise semio-historiográfica do argumento de influência
Patricia Veronica Moreira, Flavia Karla Ribeiro Santos, Jean Cristtus Portela
262-280
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2945
Orações adverbiais mirativas em português brasileiro
Juliana Fernandes Corrêa Nunes, Patrícia de Araujo Rodrigues
281-297
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2918
A pontuação na escrita de alunos do sexto ano do ensino fundamental
Marian Oliveira, Noélia Nascimento Ferraz Amorim
298-317
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3019
Avaliações e percepções sociolinguísticas
Livia Oushiro
318-336
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3100
Diálogos entre enunciação e ensino de língua estrangeira
João Daniel Passarelli França, Marília Blundi Onofre
337-356
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2971
Considerações sobre o ensino da Fonética Forense para estudantes de Letras e Linguística
Renata Regina Passetti, Pablo Arantes
357-383
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3109
O espaço da tradução em âmbito institucional: considerações sobre os contextos acadêmico e governamental sob a ótica da virada do poder
Rafaela Araújo Jordão Rigaud Peixoto
384-402
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3074
Sobre a sintaxe da interpretação temporal dos infinitivos em português
Maurício Resende
403-425
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2891
Os estágios da vida humana em representações sociais: uma perspectiva da Linguística de Corpus
Barbara Soares da Silva
426-438
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3077
Percursos de letramentos nos eventos e nas práticas de letramento acadêmico de estudantes escritores inexperientes no curso de Letras Português
José Hipólito Ximenes de Sousa
439-457
PDF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3080
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Portugal)
Português (Brasil)
Mais Lidos
Questões sobre compostos e morfologia da LIBRAS
317
Escravidão e loucura: uma leitura do conto "A escrava", de Maria Firmina dos Reis
301
Garotas de programa e o entre-lugar discursivo
219
O uso de jogos como mediadores da alfabetização/letramento em sala de apoio das séries iniciais
215
Alfabetização e letramento de surdos: mapeamento das contribuições de pesquisas
151
Desenvolvido por
Open Journal Systems