v. 50 n. 1 (2021)

					Visualizar v. 50 n. 1 (2021)
Publicado: 29-04-2021

Edição completa

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3128
    Comissão Editorial
    1-7
  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3129
    Mariana Luz Pessoa de Barros
    8-9

Artigos

  • Os usos do presente do indicativo: reflexões teóricas e proposta didática para um estudo contemporâneo da linguagem

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2899
    Regislene Dias de Almeida
    10-23
  • O trabalho do coordenador na Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC): um olhar para a formação docente em serviço

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2863
    Neuraci Rocha Vidal Amorim, Lília Santos Abreu-Tardelli
    24-41
  • A vida em “Cenários”: “não, não é bem isso”

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2913
    Ivânia Campigotto Aquino, Gisele Benck de Moraes
    42-56
  • A emergência de questões culturais no teletandem: perspectivas e reflexões

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3001
    Paola de Carvalho Buvolini, Katia Rodrigues Mello Miranda, Daniela Nogueira de Moraes Garcia
    57-73
  • As memórias e a instabilidade genérica: considerações acerca dos diferentes modos de inserção do tempo no processo constitutivo de memórias de professoras

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2898
    Orasir Guiherme Teche Cális
    74-90
  • Empréstimos de conjunções e subordinadores do Português em Nheengatu

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2928
    Gláucia Vieira Cândido, Aline da Cruz, Giovana Alves de Oliveira
    91-107
  • Marcadores discursivos de base verbal: duas hipóteses de mudança em casos do verbo “crer”

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3056
    Lucas Borel Cristiano, Solange de Carvalho Fortilli
    108-125
  • Ações corporificadas e construção de turnos em uma interação entre terapeuta e criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2912
    Fernanda Miranda da Cruz, Ana Caroline Lopes Gomes Guerra, Ana Carina Tamanaha, Jacy Perissinoto
    126-143
  • Das orientações oficiais às práticas instauradas em escolas municipais do Rio de Janeiro: uma investigação sobre o ensino do componente linguístico/gramatical

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2989
    Luiz Felipe da Silva Durval
    144-162
  • A alquimia discursiva nos processos inquisitoriais: o cruzamento das vozes do notário e do visitador nas confissões

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3064
    Gabriele Franco
    163-175
  • Discurso delirante na esquizofrenia e o efeito de estranhamento

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3079
    João Pedro Souza Gati
    176-188
  • Explorando o paradigma verbal latino: itens de vocabulário e operações morfológicas

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2951
    Lydsson Agostinho Gonçalves, Paula Roberta Gabbai Armelin
    189-206
  • Mudança construcional pós-construcionalização de “a gente” e “você” no português brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3013
    Sebastião Carlos Leite Gonçalves, Marcelo Henrique Vieira de Faria
    207-226
  • Saberes docentes no Ensino de Português Língua Estrangeira: proposta para ação pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2902
    Marina Ayumi Izaki Gómez
    227-242
  • Princípios metodológicos para a detecção de neologismos da comunicação digital

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2961
    Ana Maria Ribeiro de Jesus
    243-261
  • A citação em textos científicos: uma análise semio-historiográfica do argumento de influência

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2945
    Patricia Veronica Moreira, Flavia Karla Ribeiro Santos, Jean Cristtus Portela
    262-280
  • Orações adverbiais mirativas em português brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2918
    Juliana Fernandes Corrêa Nunes, Patrícia de Araujo Rodrigues
    281-297
  • A pontuação na escrita de alunos do sexto ano do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3019
    Marian Oliveira, Noélia Nascimento Ferraz Amorim
    298-317
  • Avaliações e percepções sociolinguísticas

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3100
    Livia Oushiro
    318-336
  • Diálogos entre enunciação e ensino de língua estrangeira

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2971
    João Daniel Passarelli França, Marília Blundi Onofre
    337-356
  • Considerações sobre o ensino da Fonética Forense para estudantes de Letras e Linguística

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3109
    Renata Regina Passetti, Pablo Arantes
    357-383
  • O espaço da tradução em âmbito institucional: considerações sobre os contextos acadêmico e governamental sob a ótica da virada do poder

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3074
    Rafaela Araújo Jordão Rigaud Peixoto
    384-402
  • Sobre a sintaxe da interpretação temporal dos infinitivos em português

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2891
    Maurício Resende
    403-425
  • Os estágios da vida humana em representações sociais: uma perspectiva da Linguística de Corpus

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3077
    Barbara Soares da Silva
    426-438
  • Percursos de letramentos nos eventos e nas práticas de letramento acadêmico de estudantes escritores inexperientes no curso de Letras Português

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3080
    José Hipólito Ximenes de Sousa
    439-457