Ações corporificadas e construção de turnos em uma interação entre terapeuta e criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2912Palavras-chave:
Transtornos do Espectro do Autismo, temporalidade, ações corporificadas.Resumo
Os objetivos deste trabalho são explorar como algumas ações interacionais corporificadas silenciosas são construídas, contribuindo para a descrição de interações envolvendo sujeitos com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Transcrevemos e descrevemos quatro sequências em que perguntas e solicitações verbais de uma terapeuta são dirigidas a uma criança com TEA e respondidas por ações corporificadas não-verbais. Identificamos algumas formas pelas quais os interlocutores constroem, monitoram e gerenciam as múltiplas e complexas temporalidades de uma interação que envolvem ações de: a) projeções; b) sequencialidade e c) inteligibilidade de unidades constitutivas dos turnos. As análises apresentadas colaboraram para o refinamento de métodos qualitativos para a descrição da dinâmica interacional de interações envolvendo sujeitos com TEA.Downloads
Referências
AUER, P. Projection in Interaction and Projection in Grammar. Text & Talk: An Interdisciplinary Journal of Language, Discourse & Communication Studies, v. 25, n. 1, p. 7-36, jan. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1515/text.2005.25.1.7. Acesso em: 15 set. 2020.
BAVELAS, J.; COATES, L.; JOHNSON, T. Listener Responses as a Collaborative Process: The Role of Gaze. Journal of Communication, v. 52, n. 3, p. 566-580, set. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1460-2466.2002.tb02562.x. Acesso em: 20 set. 2020.
BAVELAS, J.; COATES, L.; JOHNSON, T. Listener Responses as a Collaborative Process: The Role of Gaze. In: ROSSANO, F. Gaze in Conversation. Oxford: Willey-Blackwell, 2013. p. 825.
CUNHA, G. R.; BORDINI, D.; CAETANO, S. C. Autismo, transtorno do espectro do autismo. In: CAETANO, S. C.; LIMA-HERNANDES, M. C.; PAULA, F. V.; RESENDE, B. D.; MÓDOLO, M. (org.). Autismo, Linguagem e Cognição. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. p. 13-24.
DEPPERMANN, A. Turn-design at turn-beginnings: multimodal resources to deal with tasks of turn-construction in German. Journal of Pragmatics, v. 46, p. 91-121, jan. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pragma.2012.07.010. Acesso em: 25 set. 2020.
DOAK, L. ‘But I’d rather have raisins!’: Exploring a hybridized approach to multimodal interaction in the case of a minimally verbal child with autism. Qualitative Research, v. 19, n. 1, p. 30-54, jan. 2018. Disponível em: https://doi:10.1177/1468794117752115. Acesso em: 12 set. 2020.
ERICKSON, F.; SCHULTZ, J. The counselor as gatekeeper. Social interaction in interviews. In: HAMMEL, E. Language, Thought and Culture: Advances in the Study of Cognition. New York: Academic Press, 1982. p. 237-260.
GOODWIN, M.; CEKAITE, A. Orchestrating directive trajectories in communicative projects in family interaction. In: DREW, P.; COUPER-KUHLEN, E. (org.). Requesting in social interaction. Amsterdam: Benjamins, 2014. p. 181-210.
GOODWIN, M. H. Participation, affect, and trajectory in family directive/response sequences. Text & Talk: An Interdisciplinary Journal of Language, Discourse & Communication Studies, v. 26, p. 513-541, set. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1515/TEXT.2006.021. Acesso em: 23 set. 2020.
GOODWIN, C. Gestures as a resource for the organization of mutual orientation. Semiotica, Amsterdam, v. 62, p. 29-49, jan. 1986. Disponível em: https://doi.org/10.1515/semi.1986.62.1-2.51. Acesso em: 28 ago. 2020.
HEATH, C. Body Movement and Speech in Medical Interaction. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
KORKIAKANGAS, T.; RAE, J. The interactional use of eye-gaze in children with autism spectrum disorders. Interaction Studies, v. 15, n. 2, p. 233-259, 2014.
KEEVALLIK, L. The deictic nii ‘so, in this way’ in interaction. In: MONTICELLI, D.; PAJUSALU, R.; TREIKELDER, A. (org.). From utterance to uttering and vice versa. Multidisciplinary views on deixis. Tartu: University Press, 2005. p. 109-126.
KENDON, A. Gesture: Visible actions as utterance. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
KNOBLAUCH, H.; SCHNETTLER, B; JÜRGEN, R; HANS-GEORG, S. Video Analysis: Methodology and Methods. Qualitative Audiovisual Data Analysis in Sociology. 3. ed. Frankfurt: Peter Lang, 2006.
LAI, M. C.; LOMBARDO, M.; BARON-COHEN, S. Autism. The Lancet, v. 383, p. 896-910, set. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(13)61539-1. Acesso em: 15 ago. 2020.
LEVINSON, S. C. Pragmática. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
LINDWALL, O.; EKSTRÖM, A. Instruction-in-Interaction: The Teaching and Learning of a Manual Skill. Human Studies, v. 35, p. 27-49, fev. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10746-012-9213-5. Acesso em: 23 set. 2020.
LODER, L. L.; SALIMEN, P. G.; MULLER, M. Noções fundamentais: sequencialidade, adjacência e preferência. In: LODER, L. L.; JUNG, N. M. (org.). Fala-em-interação social: Introdução à Análise da Conversa Etnometodológica. Campinas: Mercado de Letras, 2008. p. 39-58.
MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. 2. ed. São Paulo: Ática, 1991.
MARQUES, C. Autismo - Intervenção terapêutica na 1ª infância. Análise Psicológica, Lisboa, v. 16, p. 139-144, mar. 1998. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000100013. Acesso em: 20 ago. 2020.
MARLAIRE, C. L.; MAYNARD, D. W. Standardized testing as an interactional phenomenon. Sociology of Education, v. 63, n. 2, p. 83-101, abr. 1990. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2112856?seq=1. Acesso em: 26 set. 2020.
MONDADA, L. Transcribing silent actions: a multimodal approach of sequence organization. Social Interaction. Video-Based Studies of Human Sociality, v. 2, n. 1, mar. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.7146/si.v2i1.113150. Acesso em: 20 set. 2020.
MONDADA, L. Challenges of multimodality: language and the body in social interaction. Journal of Sociolinguistics, v. 20, n. 3, p. 336-366, jun. 2016a. Disponível em: https://doi.org/10.1111/josl.1_12177. Acesso em: 20 set. 2020.
MONDADA, L. Página Pessoal. Conventions for multimodal transcription, versão3.0.6. jul. 2016b. Disponível em: https://franzoesistik.philhist.unibas.ch/fileadmin/user_upload/franzoesistik/mondada_multimodal_conventions.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
MONDADA, L. Instructions in the operating room: How surgeons direct their assistant’s hands. Discourse Studies, v. 16, n. 2, p. 131-161, mar. 2014a. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1461445613515325. Acesso em: 20 set. 2020.
MONDADA, L. The local constitution of multimodal resources for social interaction. Journal of Pragmatics, v. 65, p. 137-156, maio 2014b. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pragma.2014.04.004. Acesso em: 20 set. 2020.
MONDADA, L. Understanding as an embodied, situated and sequential achievement in interaction. Journal of Pragmatics, v. 43, n. 2, p. 542-552, jan. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pragma.2010.08.019. Acesso em: 20 set. 2020.
MONDADA, L. The embodied and negotiated production of assessments in instructed actions. Research on Language and Social Interaction, v. 42, n. 4, p. 329-361, nov. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08351810903296473. Acesso em: 18 set. 2020.
MONDADA, L. Multimodal resources for turn-taking. Discourse Studies, v. 9., p. 194-225, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1461445607075346. Acesso em: 07 fev. 2021.
MONDADA, L. Temporalité, séquentialité et multimodalité au fondement de l’organisation de l’interaction: Le pointage comme pratique de prise du tour. Cahiers de Linguistique Française, v. 26, p. 269-292, ago. 2004. Disponível em: https://clf.unige.ch/files/4514/4102/7607/13-Mondada_nclf26.pdf. Acesso em: 22 ago. 2020.
MONDADA, L. Working with video: how surgeons produce video records of their actions. Visual Studies, v. 18, n. 1, p. 58-73, jun. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1472586032000100083. Acesso em: 20 set. 2020.
OCHS, E.; SOLOMON, O. Autistic Sociality. Ethos, v. 38, n. 1, p. 69-92, mar. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1548-1352.2009.01082.x. Acesso em: 25 ago. 2020.
OLOFF, F. Embodied withdrawal after overlap resolution. Journal of Pragmatics, v. 46, n. 1, p. 139-156, jan. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pragma.2012.07.005. Acesso em: 22 set. 2020.
ROSSANO, F. Gaze in conversation. In: SIDNELL, J.; STIVERS, T. (org.). The Handbook of Conversation Analysis. Nova Jersey: Wiley-Blackwell, 2012.
TAMANAHA, A. C.; PERISSINOTO, J. Transtornos do Espectro do Autismo Implementando Estratégias para a Comunicação. São Paulo: Book Toy, 2019.
SACKS, H.; SCHEGLOFF, E. A.; JEFFERSON, G. A simplest systematic for the organization of turn-taking for conversation. Language, Baltimore, v. 50, n. 4, p. 696-735, 1974. Tradução A. M. S. da Cunha et al. Veredas, Juiz de Fora, v 7, n. 1, p. 9-73, dez. 2003. Disponível em: https://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo14.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.
SILVA, C. R.; ANDRADE, D. N. P.; OSTERMANN, A. C. Análise da Conversa: uma breve introdução. ReVEL, v. 7, n. 13, p. 1-21, ago. 2009. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_13_analise_da_conversa.pdf. Acesso em: 23 set. 2020.
STREECK, J.; HARTGE, U. Previews: gestures at the transition place. In: AUER, P.; DI LUZIO, A. (org.). The contextualization of language. Amsterdam: Benjamins, 1992. p. 135-158.
STREECK, J.; KNAPP, M. L. The interaction of visual and verbal features in human communication. In: POYATOS, F. Advances in Non-Verbal Communication. Amsterdam: John Benjamins, 1992. p. 3-23.
STUKENBROCK, A. Take the words out of my mouth: Verbal instructions as embodied practices. Journal of Pragmatics, v. 65, p. 80-102, maio 2014, Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pragma.2013.08.017. Acesso em: 23 set. 2020.
TAMANAHA, A. C.; PERISSINOTO, J. Comparação do processo evolutivo de crianças do espectro autístico em diferentes intervenções terapêuticas fonoaudiológicas. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 1, p. 8-12, jan. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2179-64912011000100005. Acesso em: 23 set. 2020.
WITTENBURG, P.; BRUGMAN, H.; RUSSEL, A.; KLASSMANN, A.; SLOETJES, H. ELAN: A professional framework for multimodality research. Proceedings of the Fifth International Conference on Language Resources and Evaluation. Genoa: European Language Resources Association, 2006. Disponível em: http://www.lrec-conf.org/proceedings/lrec2006/pdf/153_pdf.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.