Ações corporificadas e construção de turnos em uma interação entre terapeuta e criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2912

Palavras-chave:

Transtornos do Espectro do Autismo, temporalidade, ações corporificadas.

Resumo

Os objetivos deste trabalho são explorar como algumas ações interacionais corporificadas silenciosas são construídas, contribuindo para a descrição de interações envolvendo sujeitos com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Transcrevemos e descrevemos quatro sequências em que perguntas e solicitações verbais de uma terapeuta são dirigidas a uma criança com TEA e respondidas por ações corporificadas não-verbais. Identificamos algumas formas pelas quais os interlocutores constroem, monitoram e gerenciam as múltiplas e complexas temporalidades de uma interação que envolvem ações de: a) projeções; b) sequencialidade e c) inteligibilidade de unidades constitutivas dos turnos. As análises apresentadas colaboraram para o refinamento de métodos qualitativos para a descrição da dinâmica interacional de interações envolvendo sujeitos com TEA.

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Biografias Autor

Fernanda Miranda da Cruz, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Docente do Departamento de Letras, Escola de Filoofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. 

Formada em Linguística pela UNICAMP, onde obteve título de Mestre e Doutora.

Pesquisadora do Laboratório de Linguagem e Cognição- LabLinC/UNIFESP.  

Pesquisadora Produtividade Pq2 CNPq (2020-2022).

Ana Caroline Lopes Gomes Guerra, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Graduada em Letras, Universidade Federal de São Paulo.
Pesquisadora do LabLinc - Laboratorio Linguagem e Cognição/UNIFESP.

Bolsista de Treinamento Tecnico -TT3- FAPESP (2020-2021).

Ana Carina Tamanaha, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Professora Afiliada do Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP.
Programa de Pós-Graduacao Disturbios da Comunicação/ Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP.

Jacy Perissinoto, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Professora Titular do Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP.
Programa de Pós-Graduacao Disturbios da Comunicação/ Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP.

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

Cruz, F. M. da, Guerra, A. C. L. G., Tamanaha, A. C., & Perissinoto, J. (2021). Ações corporificadas e construção de turnos em uma interação entre terapeuta e criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(1), 126–143. https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2912

Edição

Secção

Artigos