Saberes docentes no Ensino de Português Língua Estrangeira: proposta para ação pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2902

Palavras-chave:

saberes docentes, formação de professores, ensino de PLE.

Resumo

Neste artigo, objetivamos apresentar e discutir os saberes docentes necessários para operacionalizar o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) na prática pedagógica de professores em formação. Levando em consideração que a reflexão é imprescindível na formação de professores, a abordagem reflexiva foi o aporte teórico que fundamentou o estudo. Sob o paradigma qualitativo de base etnográfica e interpretativista, os dados foram analisados considerando o processo de construção de significados. Os participantes são graduandos em Letras, que ministraram cursos de PLE, e a pesquisadora no papel do par mais experiente. Dentre os resultados do estudo, destacamos a necessidade de realizar acompanhamento presencial da prática dos professores em formação e de criar espaços para ampliar reflexão sobre a ação pedagógica, por meio de trabalho colaborativo.

 

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Biografia do Autor

Marina Ayumi Izaki Gómez, Universidade Jaguelônica de Cracóvia (UJ), Cracóvia, Polônia

Professora de Português no Departamento de Estudos Portugueses e Tradução da Universidade Jaguelônica de Cracóvia.  

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Publicado

29-04-2021

Como Citar

Izaki Gómez, M. A. (2021). Saberes docentes no Ensino de Português Língua Estrangeira: proposta para ação pedagógica. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(1), 227–242. https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2902

Edição

Seção

Artigos