v. 45 n. 2 (2016)

					Visualizar v. 45 n. 2 (2016)
Publicado: 29-11-2016

Edição completa

  • Expediente

    Comissão Editorial
    362
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.1772
  • Apresentação

    Marcelo Módolo
    366
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.1769
  • Nominata de pareceristas

    Comissão Editorial
    367-385
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.1780

Aquisição de Linguagem: L1

  • Algumas considerações a respeito da alternância verbal na aquisição do português brasileiro

    Carla Pereira Minello
    386-396
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.718
  • Erros na fala da criança e instâncias subjetivas na sua relação com a língua

    Irani Rodrigues Maldonade
    397-410
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.785
  • Sincronia gesto-fala na emergência da fluência infantil

    Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Andressa Toscano Moura de Caldas Barros, Paula Michely Soares da Silva, Paulo Vinícius Ávila nóbrega
    411-426
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.984

Ensino de Língua Materna

  • Léxico, leitura e livro didático: uma tríade em análise no ensino do português

    Ana Flávia Torquetti Domingues CRUZ
    427-440
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.732
  • Oficinas de fanfictions na escola: investigando práticas de revisão e reescrita

    Larissa Giacometti Paris
    441-451
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.587
  • Entoação e ensino de língua

    Maíra Sueco Maegava Córdula
    452-462
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.780
  • Reflexões sobre o ensino de língua materna: a relação entre concepção de língua e construção dos sentidos

    Maria Eunice Barbosa Vidal
    463-473
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.682

Ensino de Segunda Língua/Língua Estrangeira

  • Língua e cultura no curso de graduação em Letras: uma reflexão sobre as concepções de alunos, Projeto Político Pedagógico e programas de ensino

    Ana Cristina Biondo Salomao
    474-489
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.684
  • A Análise de Necessidades e sua relação com cursos e avaliação de proficiência em inglês para um grupo de pilotos militares brasileiros

    Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva
    490-503
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.585
  • Abordagem, método e técnica: diálogos e duelos

    Diego Moreno Redondo
    504-518
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.660

Educação Linguística e Multiculturalismo

Filologia

Linguística de Corpus

  • WordSmith Tools: para uma análise da coesão sequencial em redações dissertativas argumentativas

    Daniela Faria Grama
    540-554
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.598

Neurolinguística

  • Interações fictivas enquanto estratégia comunicativa em sujeitos com agramatismo: um estudo de caso

    Lou-Ann Kleppa
    555-565
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.674
  • As palavra na ponta-da-língua e o funcionamento integrado das funções psicológicas superiores

    Marcus Vinicius Borges Oliveira
    566-581
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.629
  • Contribuições da análise microgenética às pesquisas em neurolinguística

    Mirian Cazarotti Pacheco
    582-594
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.662

Psicolinguística

  • O desempenho de crianças em fase de alfabetização em avaliações de leitura e escrita

    Mariana Terra Teixeira, Bernardo Kolling Limberger, Augusto Buchweitz
    595-610
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.982

Tradução

  • Concepções de tradução e o papel do tradutor em blogs e redes sociais

    Erica L A Lima
    611-624
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.821
  • A tradução de termos culturalmente marcados em algumas obras de Jorge Amado para a língua inglesa

    Laura de Almeida, Iavnir Azevedo delvizio
    625-637
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.698

Políticas Linguísticas

  • Paisagem linguística como instrumento de políticas linguísticas em uma colônia de imigração suábia/alemã

    Adriana Dalla Vecchia
    638-650
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.652
  • Uma Língua Inglesa para chamar de minha: equivocações sobre o bom falante de inglês

    Helena Regina Esteves de Camargo
    651-665
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v45i2.597