Constituição de identidades étnico-linguísticas e práticas de letramentos em comunidades bilíngues/multilíngues de descendentes de poloneses no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v45i2.673Palavras-chave:
identidades étnico-linguísticas, práticas de letramentos, descendentes de poloneses.Resumo
A pesquisa, apresentada neste artigo (e que se encontra em fase inicial), possui como objetivo abordar a constituição étnico-linguística e as práticas de letramentos em comunidades bilíngues/multilíngues de descendentes de poloneses situadas no Estado do Paraná, mais especificamente nos municípios de São Mateus do Sul e Cruz Machado. Como “pano de fundo”, apresentamos a fundação das primeiras escolas polonesas no Brasil – Paraná, por entender que o espaço escolar é um dos principais instrumentos para se atingir o propósito do conhecimento da cultura e do uso da língua e, portanto, fundamental para os imigrantes, principalmente para os mais jovens, que aportam outros países. Nesse enfoque, a escola propicia transitar em sociedades onde há identidades culturais múltiplas.
Downloads
Referências
BAGNO, M.; RANGEL, E. de O. Tarefas da educação lingüística no Brasil. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v.5, n.1, p. 63-81, 2005.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988. 196 p.
BHABHA, H. K. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana L. de L. Reis e Glaucia K. Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. 395 p.
CORACINI, M. J. R. F. Identidade e Discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003. 385 p.
DUBOIS, J. et al. Dicionário de Lingüística. São Paulo: Cultrix, 2007. 653 p.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1985. 284 p.
HALL, S. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T. T. da (org.). Identidade e Diferença: A perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. 133 p.
HOBSBAWM, E. Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. 117 p.
JUNG, N. M. A relação entre identidade de gênero, identidade étnico-lingüística e as práticas de letramento em uma comunidade multilíngüe no Brasil. II Simpósio Internacional de Bilinguismo. Universidade de Vigo. Disponível em: , p.1187-1206, 2002.
JUNG, N. M. Letramento: uma concepção de leitura e escrita como prática social. In: CORREA, D. A.; SALEH, P. B. de Oliveira (Orgs.). Práticas de letramento no ensino: leitura, escrita e discurso. São Paulo: Parábola/Ed. UEPG, 2007. 150 p.
OLIVEIRA, M. de. Organizações sociais dos imigrantes poloneses e seus descendentes em Curitiba (Brasil, 1890-1938). In: MARTINS, I. L.; HECKER, A. (Orgs.). E/imigrações: histórias, culturas, trajetórias. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2010. 326 p.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Estrangeira Moderna. Curitiba: SEED, 2008. 88 p.
RODRIGUES, A. D. Problemas relativos à descrição do português contemporâneo como língua padrão no Brasil. In: BAGNO, M. (Org.). Lingüística da norma. São Paulo: Loyola, 2002. p.11-25.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009. 127 p.
SIGNORINI, I. Construindo com a escrita “outras cenas de fala”. In: MARCUSCHI, L. A.; SIGNORINI, I. (Orgs.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento.Campinas: Mercado de Letras, 2008. 192 p.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 125 p.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2002. 125 p.
STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984. 243 p.
STREET, B. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Tradução de Marcos Bagno. Revista de Filologia e Lingüística Portuguesa, n.8, p.465-488, 2006.
STREET, B. Letramentos sociais: Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014. 238 p.
WACHOWICZ, R. C. A “febre brasileira” na imigração polonesa. In: Anais da Comunidade Brasileiro-Polonesa. v. I – Ano 1970. Curitiba: Superintendência das Comemorações do Centenário da Imigração Polonesa ao Paraná, 1970a. 128 p.
WACHOWICZ, R. C. As escolas da colonização polonesa no Brasil. In: Anais da Comunidade Brasileiro-Polonesa. v. II – Ano 1970. Curitiba: Superintendência das Comemorações do Centenário da Imigração Polonesa ao Paraná, 1970b. 128 p.
WACHOWICZ, R. C. O camponês polonês no Brasil. Curitiba: Fundação Cultural Casa Romário Martins, 1981. 149 p.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da (org.). Identidade e Diferença: A perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. 133 p.