“ME PARABENIZAR 1 DIA É FÁCIL. QUERO VER ME RESPEITAR NOS OUTROS 364”: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO DIA 08 DE MARÇO
Parole chiave:
Marcha das Vadias. Dia Internacional da Mulher. Memória. Análise de DiscursoAbstract
Neste trabalho, da perspectiva teórica da Análise de Discurso pecheuxtiana (Pêcheux, 1990, 1997), analisaremos alguns posts que circularam nas páginas do Facebook da Marcha das Vadias acerca do dia 08 de Março, o Dia Internacional da Mulher. Mostraremos que há, no ciberespaço, um convite às mulheres para que estas militem pelas causas feministas. Na rede, há a tentativa de ruptura a uma memória estabilizada sobre a mulher e sua posição na sociedade. Os movimentos feministas das Marchas das Vadias tentam tornar evidente para a sociedade que com atos comemorativos não se homenageia a mulher, mas sim a violenta com dizeres que ainda a colocam em uma posição de submissão ao homem e a sociedade patriarcal.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)