Ensino-aprendizagem do léxico: análise dos documentos norteadores da Educação Básica e aplicação em sala de aula

Lexicon teaching-learning: analysis of basic education guiding documents and application in the classroom

Auteurs-es

  • Beatriz Daruj Gil Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Fernanda Rodrigues Baruel Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0009-0005-3358-6487
  • Dafne Rodrigues Alvares de Castro Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3690

Mots-clés :

Lexicologia. Ensino-aprendizagem de vocabulário. Campos semânticos.

Résumé

Influenciado pelos princípios da ciência linguística presentes nos documentos orientadores da educação brasileira, Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil 1997) e Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), o ensino-aprendizagem do léxico vem se atualizando nas últimas décadas. Neste artigo, procura-se mostrar que, a despeito desse avanço, esses documentos ainda mantêm o estudo dos recursos léxico-gramaticais separado das práticas de leitura e escrita, embora reconheçam o gênero discursivo e o texto como núcleo do ensino da língua. Complementa-se essa discussão por meio da apresentação de uma prática de leitura dialogada em que se exploram campos semânticos que podem contribuir para se evidenciar como a materialidade linguística está a serviço da constituição de sentido dos enunciados. A reflexão está fundamentada em princípios da Lexicologia e da Semântica Lexical (Biderman, 1978; Coseriu, 1977; Polguère, 2018; Rio-Torto, 2006; Ullmann, 1964; Vilela, 1994) e dos estudos sobre ensino-aprendizagem do léxico (Antunes, 2012; Leffa, 2000).

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Références

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Publié-e

2024-09-26

Comment citer

Gil, B. D. ., Baruel, F. R. ., & Castro , D. R. A. de. (2024). Ensino-aprendizagem do léxico: análise dos documentos norteadores da Educação Básica e aplicação em sala de aula: Lexicon teaching-learning: analysis of basic education guiding documents and application in the classroom. Revista Do GEL, 21(1), 79–103. https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3690