Ensino-aprendizagem do léxico: análise dos documentos norteadores da Educação Básica e aplicação em sala de aula
Lexicon teaching-learning: analysis of basic education guiding documents and application in the classroom
DOI :
https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3690Mots-clés :
Lexicologia. Ensino-aprendizagem de vocabulário. Campos semânticos.Résumé
Influenciado pelos princípios da ciência linguística presentes nos documentos orientadores da educação brasileira, Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil 1997) e Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), o ensino-aprendizagem do léxico vem se atualizando nas últimas décadas. Neste artigo, procura-se mostrar que, a despeito desse avanço, esses documentos ainda mantêm o estudo dos recursos léxico-gramaticais separado das práticas de leitura e escrita, embora reconheçam o gênero discursivo e o texto como núcleo do ensino da língua. Complementa-se essa discussão por meio da apresentação de uma prática de leitura dialogada em que se exploram campos semânticos que podem contribuir para se evidenciar como a materialidade linguística está a serviço da constituição de sentido dos enunciados. A reflexão está fundamentada em princípios da Lexicologia e da Semântica Lexical (Biderman, 1978; Coseriu, 1977; Polguère, 2018; Rio-Torto, 2006; Ullmann, 1964; Vilela, 1994) e dos estudos sobre ensino-aprendizagem do léxico (Antunes, 2012; Leffa, 2000).
Téléchargements
Références
ANTUNES. I. Território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
BIDERMAN, M. T. C. Teoria Linguística: linguística quantitativa e computacional. Livros técnicos e científicos: Rio de Janeiro, 1978.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: [s.n.], 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.
CHAVES, P. M. Uma base para a semiformação socializada: a vulgarização da crítica como estratégia de produção do consenso. Educação em Revista, v. 37, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/tcbSDFrrZgfXTbBwN6Gx7Yz/?lang=pt. Acesso em: 16 ago. 2023.
COSERIU, E. Principios de semántica estructural. Madrid: Editorial Gredos, 1977.
GIL, B. D. Recursos léxico-gramaticais no ensino da língua portuguesa. Revista do GEL,
v. 19, n. 1, p. 100-118, 2022. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3395. Acesso em: 15 jan. 2024.
KLEIMANN, A. Apresentação. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010. p. 9-15.
LEFFA, V. J. As palavras e sua companhia. Pelotas: EDUCAT, 2000.
POLGUÈRE, A. Lexicologia e semântica lexical: noções fundamentais. São Paulo: Contexto, 2018
RIO TORTO, G. O léxico: semântica e gramática das unidades lexicais. In: ATHAYDE, M. F. Estudos sobre léxico e gramática. Coimbra: CIEG/FLUC, 2006. p. 11-34. (Cadernos do Cieg 23). Disponível em: https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/13412/1/O%20L%c3%a9xico%20%3a%20sem%c3%a2ntica%20e%20gram%c3%a1tica%20das%20unidades%20lexicais.pdf. Acesso em: 16 out. 2023.
TREVISAN, D. Cemitério dos Elefantes. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1980.
ULLMANN, S. Semântica: uma introdução à ciência do significado. Tradução J. A. Osório Matheus. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1964.
VIEIRA, J. S.; FEIJÓ, J. R. de O. A Base Nacional Comum Curricular e o conhecimento como commodity. Educação Unisinos, v. 22, n. 1, p. 35-43, jan./mar. 2018. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2018.221.04. Acesso em: 16 ago. 2023.
VILELA, M. Estudos de lexicologia do português. Coimbra: Almedina, 1994.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista do GEL 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)