Identidades de professores de inglês: o que as dissertações entre os anos de 2016 e 2020 nos revelam?

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DOI :

https://doi.org/10.21165/gel.v20i1.3428

Mots-clés :

Identidades. Professor de inglês. Pesquisa bibliográfica.

Résumé

Nesta investigação, apresentamos um levantamento bibliográfico acerca da incidência de diferentes teorias sobre o conceito de identidades na plataforma digital Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBTD). Sob esse viés metodológico, foram analisadas nove dissertações pertencentes à BDBTD encontradas no intervalo dos anos 2016 e 2020. O trabalho aponta os principais aportes teóricos utilizados pelos autores de nove dissertações de mestrado. A partir desse levantamento, foi observado se as escolhas realizadas estão em consonância ou dissonância para promover a difusão e incentivo à pesquisa sobre o conceito. O estudo lança luz na predominância de dois blocos de condutas teóricas; no primeiro deles, encontramos as perspectivas adotadas para os estudos acerca das identidades; ao passo que, no segundo, foi verificada uma concentração de trabalhos voltados mais especificamente para as identidades do professor de inglês. Observou-se a utilização do conceito de identidades com diferentes perspectivas teóricas e para diversos contextos educacionais. Os resultados apontam uma forte tendência adotada pela maior parte dos autores nas seções de definição de identidades, verificando-se a preferência pelo alinhamento com os autores Hall (2005), Rajagopalan (2002), Bauman (2005) e Moita Lopes (2001).

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Gysele da Silva Colombo Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil

Possui graduação em Letras Português- Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e é doutora em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014) . Concluiu o pós-doutoramento na Universidade Federal de Viçosa desenvolvendo estudos sobre a Zona de Conforto e Emoções no ensino de língua estrangeira (2020-2021). É professora adjunta da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e tem experiência na área de Letras, na graduação e pós-graduação com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: tendências e abordagens no ensino de línguas estrangeira; o aprendiz e zona de conforto; conscientização das competências do professor de LE; ensino-aprendizagem ,crenças, emoções, interação e autonomia na sala de aula: discurso e práticas sociais; alinhamentos, identidades e trabalhos da face; letramento multiculturais; reflexão , entendimentos e Prática Exploratória. É líder do grupo de Linguagem & Sociedade, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro do grupo de Crenças e Emoções (UFV) e, também, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Prática Exploratória da FFP - UERJ.

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Publié-e

2023-10-27

Comment citer

Colombo Gomes, G. da S., & Nogueira, J. P. da M. (2023). Identidades de professores de inglês: o que as dissertações entre os anos de 2016 e 2020 nos revelam?. Revista Do GEL, 20(1), 99–134. https://doi.org/10.21165/gel.v20i1.3428