Recursos léxico-gramaticais no ensino da língua portuguesa

Lexical-grammatical resources in the teaching of the Portuguese language

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3395

Palabras clave:

Léxico. Gramática. Ensino de língua.

Resumen

Para que o ensino do léxico seja mais profícuo, recomenda-se que a unidade lexical atualizada nos textos seja considerada em uma perspectiva pluridimensional que envolva não apenas seu conteúdo semântico, mas o gramatical e o discursivo (RICHARDS, 1976; NATION, 1990, 2005; SCHMITT, 2010). Tendo como base os planos da gramática e da significação lexical, correspondentes ao nível do sistema, da norma e do discurso, apresenta-se, neste artigo, uma reflexão sobre como tratar o léxico em sua articulação com a gramática nas aulas de língua portuguesa, com ênfase à exploração dos recursos linguísticos selecionados a cada enunciação, seguida de uma proposta de atividade para o ensino de português, cujo objetivo é ressaltar a importância de práticas epilinguísticas para o desenvolvimento do saber léxico-gramatical.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

APÓS Dória anunciar Butanvac, ministro diz que Anvisa já recebeu pedido de testes de vacina apoiada pelo governo federal. G1, Rio de Janeiro, 26/03/2021. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/03/26/pontes-diz-que-vacina-brasileira-contra-covid-apoiada-pelo-governo-pediu-autorizacao-para-testes-na-anvisa.ghtml. Acesso em: 07 jun. 2021.

BARBOSA, A. Saberes gramaticais na escola. In: VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007. p. 31-54.

BARBOSA, M. A. O percurso gerativo da enunciação e a relação de equivalência lexical e o ensino do léxico. Estudos Linguísticos XXI, São Paulo, GEL/Fundação Educacional “Dr. Raul Bauab”, v. 1, p. 258-265, 1992.

CÂMARA JR., J. M. Estrutura da Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1986.

COSERIU, E. Lições de linguística geral. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980.

COSERIU, E. Teoria da linguagem e linguística geral: cinco estudos. Rio de Janeiro: Presença, 1979.

COSERIU, E. Principios de Semántica Estructural. Madrid: Editorial Gredos, 1977.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1986.

GERALDI, J. W. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

LADO. R. Patterns of difficulty in vocabulary. Language Learning, v. 6, n. 1-2, p. 23-41, 1955.

LEFFA, V. J. Aspectos externos e internos da aquisição lexical. In: LEFFA, V. J. (org.). As palavras e sua companhia. O léxico na aprendizagem. Pelotas: EDUCAT, 2000.

LEITE, M. Q. O problema da variação. Língua Portuguesa Módulo 1, Programa Construindo Sempre (PEC) aperfeiçoamento de professores – PEB II, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 13-25, 2002.

LINDNER, J.; MARIZ, R.; FERREIRA, P.; TOLEDO, G. Globo.com, Rio de Janeiro, 26/03/2021. No mesmo dia em que Butantan anuncia vacina, governo Bolsonaro corre para divulgar segundo imunizante nacional. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/no-mesmo-dia-que-butantan-anuncia-nova-vacina-governo-bolsonaro-corre-para-divulgar-segundo-imunizante-nacional-24943187. Acesso em: 07 jun. 2021.

NATION, I. S. P. Teaching vocabulary. The Asian EFL Journal, issue 2, p. 231-243, September 2005.

NATION, I. S. P. Teaching and learning vocabulary. Boston: Heinle & Heinle, 1990.

OLIVEIRA, H. F. Ensino do léxico: o problema da adequação vocabular. Matraga, Rio de Janeiro, n. 19, p. 49-68, jul./dez. 2006. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/matraga/matraga19/matraga19a03.pdf. Acesso em: 31 maio 2021.

PAIS, C. T. Conceptualização, denominação, designações: relações. Revista Brasileira de Linguística, Assis/São Paulo, n. 4, p. 175-186, 1995.

RICHARDS, J. The role of vocabulary teaching. TESOL Quartely, v. 10, n. 1, p. 77-89, mar 1976.

SCARAMUCCI, M. V. R. A competência lexical de alunos universitários aprendendo a ler em inglês como língua estrangeira. In: SCARAMUCCI, M. V. R.; GATTOLIN, S. R. B. (org.). Pesquisas sobre vocabulário em língua estrangeira. Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 73-96.

SCARAMUCCI, M. V. R. O papel do léxico na compreensão em leitura em língua estrangeira: foco no processo e no produto. 1995. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

SCHMITT, N. Key issues in teaching and learning vocabulary. In: CHACÓN-BELTRÁN, R.; ABELLO-CONTESSE, C.; TORREBLANCA LÓPEX, M. (org.). Insights into non-native vocabulary teaching and learning. Bristol: Multilingual Matters, 2010.

SCHMITT, N.; MC CARTHY, M. Vocabulary. Description, acquisition and pedagogy. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

UCHÔA, C. E. F. O ensino da gramática: caminhos e descaminhos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

VIEIRA, S. R. Três eixos para o ensino de gramática. In: VIEIRA, S. R. (org.). Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas. Rio de Janeiro: Letras UFRJ, 2017.

Publicado

2022-06-02

Cómo citar

Gil, B. D. (2022). Recursos léxico-gramaticais no ensino da língua portuguesa: Lexical-grammatical resources in the teaching of the Portuguese language. Revista Do GEL, 19(1), 100–118. https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3395