Desenvolvimento da competência comunicativa oral em PLE: teletandem em foco
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v15i3.2412Palabras clave:
Teletandem institucional integrado. Ensino de PLE. Competência comunicativa oral. Avaliação.Resumen
Tendo por base a modalidade Teletandem Institucional Integrado – na qual as interações ocorrem planejadas no currículo de uma disciplina (ARANHA; CAVALARI, 2014) – e buscando responder às questões: (a) em que medida a prática de teletandem institucional integrado influencia o desenvolvimento da competência comunicativa oral e (b) que aspectos da fala do interagente de teletandem evidenciam o desenvolvimento de sua produção oral, por um semestre letivo, assistimos e assessoramos as aulas de Língua Estrangeira-PLE, analisamos documentos e acompanhamos o desenvolvimento das atividades de Teletandem de uma turma de uma universidade norte-americana. O estudo foi desenvolvido com base na metodologia qualitativa (ANDRÉ, 1984; FLICK, 2004); teorias que sustentam a ideia de competência comunicativa oral (CANALE; SWAIN, 1980) e, como parâmetro de proficiência, os descritores do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CONSELHO DA EUROPA, 2001). A partir da triangulação dos dados, em análise preliminar, elaboramos um quadro que demonstra a construção da proficiência oral de dois estudantes praticantes de teletandem, bem como expõe diferentes variáveis que podem impactar o desenvolvimento e a avaliação da proficiência em foco.Descargas
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Publicado
2018-12-31
Cómo citar
Lopes Messias, R. A., & Ferreira, M. J. (2018). Desenvolvimento da competência comunicativa oral em PLE: teletandem em foco. Revista Do GEL, 15(3), 131–154. https://doi.org/10.21165/gel.v15i3.2412
Número
Sección
Edição Temática v. 15 n. 3 (2018)
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