CADEIAS REFERENCIAIS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO JORNALISMO POPULAR

Autores/as

  • Wagner Alexandre dos Santos Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Vanda Cardozo de Menezes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v13i3.1068

Palabras clave:

Cadeias referenciais, estabilização, jornalismo popular.

Resumen

As sucessivas retomadas de um item lexical no texto formam uma cadeia textual/referencial. O estudo da fabricação dessas cadeias pode ser um valioso instrumento para desvelar procedimentos linguístico-discursivos vários em textos noticiosos, como a evolução informacional, a construção de drama/ humor bem como observar a perspectiva pela qual um conteúdo é interpretado pela instância produtora, o jornal. Neste estudo, que se vincula à Linguística textual, desenvolveu-se uma análise qualitativa sobre a progressão referencial de certos itens lexicais referencialmente instáveis presentes no título de notícias do jornal popular carioca Meia Hora, em conformidade com Mondada (2005), Koch e Elias (2008), Marcuschi (2004), Cavalcante (2011) e Roncarati (2010). Nos procedimentos metodológicos, isolamos as cadeias referenciais das notícias do corpus e estabelecemos as relações entre seus componentes, procurando compreender o processo de estabilização do item-fonte, presente no título. Os resultados demonstram que, no material analisado, o subtítulo é o espaço primeiro para construção de hipóteses afinadas ao conteúdo global do texto. Observou-se, ainda, que a cadeia referencial perfaz uma trajetória do (+) informal e (+) metafórico/instável ao (+) formal e (+) referencial/estável. Além disso, consideramos ser a categoria título, sobretudo na esfera jornalística, uma unidade também referencial dinâmica, recategorizável, instável e em construção no fio do discurso. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wagner Alexandre dos Santos Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Estudos da Linguagem (UFF, 2013). Professor de Lóngua Portuguesa do Departamento de Letras e Comunicação/Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DLC/ICHS/UFRRJ). Pesquisador dos grupos de pesquisa ELMEP (Estudos linguísticos, multiletramentos e ensino de português) e INTEGRA (Interação, cognição e gramática).

Vanda Cardozo de Menezes, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Letras vernáculas (UFRJ, 2001). Professora de Língua portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (IL/UFF). Líder do grupo de pesquisa INTEGRA (Interação, cognição e gramática).

Publicado

2016-12-30

Cómo citar

Costa, W. A. dos S., & de Menezes, V. C. (2016). CADEIAS REFERENCIAIS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO JORNALISMO POPULAR. Revista Do GEL, 13(3), 241–259. https://doi.org/10.21165/gel.v13i3.1068