Análise sintático-semântica das construções verbais locativas da língua portuguesa

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v16i2.2065

Schlagworte:

Verbos Locativos. Classes Verbais.Análise Contrastiva. Decomposição de Predicados.Léxico-Gramática. Português Brasileiro. Português Europeu.

Abstract

Neste artigo nos propomos a: (i) descrever as propriedades sintático-semânticas das construções verbais locativas em língua portuguesa; (ii) descrever e analisar duas propostas de classificação sintático-semântica dessas construções para as variantes do português brasileiro (Catálogo) e do português europeu (ViPEr); e (iii) estabelecer os pontos comuns e divergentes entre as duas classificações selecionadas e contrastadas. Definimos os verbos locativos como aqueles que estabelecem uma relação de localização entre um nome, que designa um lugar, e outro nome, que designa o objeto desse lugar. Os complementos locativos podem ser essenciais para a construção do predicado verbal ou meros adjuntos adverbiais, cuja inserção na frase de base se faz por meio de um verbo-suporte de ocorrência. No que se refere à análise contrastiva do Catálogo e do ViPEr, pode-se afirmar que, ainda que sejam trabalhos que partam de bases teórico-metodológicas distintas, foi possível identificar uma elevada correspondência entre algumas das classes do Catálogo e as classes de construções locativas do ViPEr. As principais diferenças encontradas nas duas variantes da língua restringiram-se, sobretudo, a aspectos lexicais e a verbos marcados por processos diferenciados de derivação.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Roana Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe

Professora Assistente do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão/SE).

Oto Vale, Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (São Carlos/SP). 

Veröffentlicht

2019-12-30

Zitationsvorschlag

Rodrigues, R., Vale, O., & Baptista, J. (2019). Análise sintático-semântica das construções verbais locativas da língua portuguesa. Revista Do GEL, 16(2), 9–26. https://doi.org/10.21165/gel.v16i2.2065