TRAÇOS PRESCRITIVISTAS EM "A LÍNGUA DO BRASIL"
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v13i2.1424Schlagworte:
Historiografia Linguística, norma, prescriçãoAbstract
Neste trabalho, inserido no âmbito da Historiografia Linguística, analisam-se as manifestações do prescritivismo em A língua do Brasil, de Gladstone Chaves de Melo. A fundamentação teórica tem como base a noção de horizonte de retrospecção, estabelecida por Auroux (2006). Comprova-se que, na obra em questão, o prescritivismo manifesta-se de dois modos: 1) critério da lógica; 2) retórica sarcástica. Nessa obra, Melo empenha-se em defender uma norma: o patrimônio linguístico em torno do qual brasileiros e portugueses permanecem unidos.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)