Recursos léxico-gramaticais no ensino da língua portuguesa
Lexical-grammatical resources in the teaching of the Portuguese language
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3395Palavras-chave:
Léxico. Gramática. Ensino de língua.Resumo
Para que o ensino do léxico seja mais profícuo, recomenda-se que a unidade lexical atualizada nos textos seja considerada em uma perspectiva pluridimensional que envolva não apenas seu conteúdo semântico, mas o gramatical e o discursivo (RICHARDS, 1976; NATION, 1990, 2005; SCHMITT, 2010). Tendo como base os planos da gramática e da significação lexical, correspondentes ao nível do sistema, da norma e do discurso, apresenta-se, neste artigo, uma reflexão sobre como tratar o léxico em sua articulação com a gramática nas aulas de língua portuguesa, com ênfase à exploração dos recursos linguísticos selecionados a cada enunciação, seguida de uma proposta de atividade para o ensino de português, cujo objetivo é ressaltar a importância de práticas epilinguísticas para o desenvolvimento do saber léxico-gramatical.
Downloads
Referências
APÓS Dória anunciar Butanvac, ministro diz que Anvisa já recebeu pedido de testes de vacina apoiada pelo governo federal. G1, Rio de Janeiro, 26/03/2021. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/03/26/pontes-diz-que-vacina-brasileira-contra-covid-apoiada-pelo-governo-pediu-autorizacao-para-testes-na-anvisa.ghtml. Acesso em: 07 jun. 2021.
BARBOSA, A. Saberes gramaticais na escola. In: VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007. p. 31-54.
BARBOSA, M. A. O percurso gerativo da enunciação e a relação de equivalência lexical e o ensino do léxico. Estudos Linguísticos XXI, São Paulo, GEL/Fundação Educacional “Dr. Raul Bauab”, v. 1, p. 258-265, 1992.
CÂMARA JR., J. M. Estrutura da Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1986.
COSERIU, E. Lições de linguística geral. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980.
COSERIU, E. Teoria da linguagem e linguística geral: cinco estudos. Rio de Janeiro: Presença, 1979.
COSERIU, E. Principios de Semántica Estructural. Madrid: Editorial Gredos, 1977.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1986.
GERALDI, J. W. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
LADO. R. Patterns of difficulty in vocabulary. Language Learning, v. 6, n. 1-2, p. 23-41, 1955.
LEFFA, V. J. Aspectos externos e internos da aquisição lexical. In: LEFFA, V. J. (org.). As palavras e sua companhia. O léxico na aprendizagem. Pelotas: EDUCAT, 2000.
LEITE, M. Q. O problema da variação. Língua Portuguesa Módulo 1, Programa Construindo Sempre (PEC) aperfeiçoamento de professores – PEB II, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 13-25, 2002.
LINDNER, J.; MARIZ, R.; FERREIRA, P.; TOLEDO, G. Globo.com, Rio de Janeiro, 26/03/2021. No mesmo dia em que Butantan anuncia vacina, governo Bolsonaro corre para divulgar segundo imunizante nacional. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/no-mesmo-dia-que-butantan-anuncia-nova-vacina-governo-bolsonaro-corre-para-divulgar-segundo-imunizante-nacional-24943187. Acesso em: 07 jun. 2021.
NATION, I. S. P. Teaching vocabulary. The Asian EFL Journal, issue 2, p. 231-243, September 2005.
NATION, I. S. P. Teaching and learning vocabulary. Boston: Heinle & Heinle, 1990.
OLIVEIRA, H. F. Ensino do léxico: o problema da adequação vocabular. Matraga, Rio de Janeiro, n. 19, p. 49-68, jul./dez. 2006. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/matraga/matraga19/matraga19a03.pdf. Acesso em: 31 maio 2021.
PAIS, C. T. Conceptualização, denominação, designações: relações. Revista Brasileira de Linguística, Assis/São Paulo, n. 4, p. 175-186, 1995.
RICHARDS, J. The role of vocabulary teaching. TESOL Quartely, v. 10, n. 1, p. 77-89, mar 1976.
SCARAMUCCI, M. V. R. A competência lexical de alunos universitários aprendendo a ler em inglês como língua estrangeira. In: SCARAMUCCI, M. V. R.; GATTOLIN, S. R. B. (org.). Pesquisas sobre vocabulário em língua estrangeira. Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 73-96.
SCARAMUCCI, M. V. R. O papel do léxico na compreensão em leitura em língua estrangeira: foco no processo e no produto. 1995. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
SCHMITT, N. Key issues in teaching and learning vocabulary. In: CHACÓN-BELTRÁN, R.; ABELLO-CONTESSE, C.; TORREBLANCA LÓPEX, M. (org.). Insights into non-native vocabulary teaching and learning. Bristol: Multilingual Matters, 2010.
SCHMITT, N.; MC CARTHY, M. Vocabulary. Description, acquisition and pedagogy. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
UCHÔA, C. E. F. O ensino da gramática: caminhos e descaminhos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
VIEIRA, S. R. Três eixos para o ensino de gramática. In: VIEIRA, S. R. (org.). Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas. Rio de Janeiro: Letras UFRJ, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do GEL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)