A dimensão ideológica do Ensino de Português Língua Estrangeira e seus desdobramentos socioculturais
The ideological dimension of Education in Portuguese Foreign Language and its sociocultural developments
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3291Palavras-chave:
EPLE. Ideologia. Círculo de Bakhtin. Material didático.Resumo
Este artigo discute o Ensino de Português Língua Estrangeira (EPLE) ministrado nos Centros Culturais das embaixadas brasileiras, abordando duas matérias jornalísticas que acusam o Itamaraty de pressionar professores a utilizarem o material didático Só verbos. Os objetivos desse trabalho são, assim, apontar contribuições teórico-metodológicas do campo bakhtiniano para a área de PLE e analisar como os processos de produção, recepção e circulação do material didático, enquanto construção ideológica, reflete e refrata uma dada realidade social nessa perspectiva de ensino. A metodologia utilizada, de cunho descritivo-interpretativo, apoia-se na perspectiva dialético-dialógica bakhtiniana, tendo como objetos de análise enunciados retirados do material em questão e duas matérias jornalísticas sobre tais enunciados. Baseados no referencial bakhtiniano, especificamente em Volóchinov (2013, 2017) e em Bakhtin (2011) quanto aos conceitos de palavra e de ideologia, os resultados apontam para: 1) Um processo de legitimação social que desencadeia a criação de matérias jornalísticas equivocadas; 2) A divulgação de informações falsas pelo Ministério das Relações Exteriores; e 3) A ênfase num ensino de língua apartado das práticas sociais. Espera-se, portanto, que esse texto promova reflexões teóricas e interpretativas tanto na área de EPLE como das Línguas em geral.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Ensino de português língua estrangeira/EPLE: a emergência de uma especialidade no Brasil. In: LOBO, T.; CARNEIRO, Z.; SOLEDADE, J.; ALMEIDA, A.; RIBEIRO, S. (org.). Rosae: Linguística histórica, história das línguas e outras histórias [online], Salvador: EdUFBA, p. 723-728, 2012.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. O Português como língua não-materna: concepções e contexto de ensino. Museu da Língua Portuguesa: Estação da Luz, 2005. Disponível em: http://museudalinguaportuguesa.org.br/wp-content/uploads/2017/09/ENSINO-COMO-LINGUA-NAO-MATERNA.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. revista. Tradução, notas e prefácio de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010 [1963].
DE MARI, J. (YAHOO!NOTÍCIAS). Itamaraty distribui material didático com críticas ideológicas e ataques a movimentos sociais. Matéria publicada em 14 jul. 2020. Disponível em: https://br.noticias.yahoo.com/itamaraty-distribui-material-didatico-com-criticas-ideologicas-e-ataques-a-movimentos-sociais-202929432.html. Acesso em: 8 ago. 2021.
DOLCE, J. “Se o MST se apropriar das nossas terras, nunca mais conseguiremos reavê-las”. Isso faz parte do material didático mandado pelo @ItamaratyGovBr aos Centros Culturais Brasil de embaixadas do país em 26 países diferentes. Junto com críticas ao PT, ao Lula e à cabelos ñ alisados. São Paulo, 14 jul. 2020. Disponível em: https://twitter.com/JuliaDolce_/status/1283080965259177984. Acesso em: 8 ago. 2021.
OLIVEIRA, R. N. A febre amarela “minions”: uma análise bakhtiniana. 2020. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2020.
SIPLE (Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira). Nota de esclarecimento. Publicada no dia 20 de julho de 2020a. Disponível em: http://assiple.org/nota-de-esclarecimento-area-restrita/. Acesso em: 8 ago. 2021.
SIPLE (Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira). Nota do Prof. Dr. Nelson Viana sobre material didático disponibilizado no site da Rede Brasil Cultural. Publicada em 20 de jul. 2020b. Disponível em: https://assiple.org/nota-sobre-reportagem-a-respeito-de-material-didatico-disponibilizado-no-site-da-rede-brasil-cultural-do-itamaraty-no-exterior/. Acesso em: 8 ago. 2020.
VASCONCELOS, J. (CORREIO BRAZILIENSE). Itamaraty usa conteúdo ideológico em cursos de português para estrangeiros. Matéria publicada em 15 de julho de 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/07/15/interna_politica,872274/itamaraty-usa-conteudo-ideologico-em-cursos-de-portugues-para-estrange.shtml. Acesso em: 8 ago. 2021.
VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheilla Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.
VOLÓCHINOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do GEL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)