A dimensão ideológica do Ensino de Português Língua Estrangeira e seus desdobramentos socioculturais

The ideological dimension of Education in Portuguese Foreign Language and its sociocultural developments

Autores

  • Leonardo de Oliveira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil
  • Rafael Junior de Oliveira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1353-1172
  • Nildicéia Aparecida Rocha Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3815-3785

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3291

Palavras-chave:

EPLE. Ideologia. Círculo de Bakhtin. Material didático.

Resumo

Este artigo discute o Ensino de Português Língua Estrangeira (EPLE) ministrado nos Centros Culturais das embaixadas brasileiras, abordando duas matérias jornalísticas que acusam o Itamaraty de pressionar professores a utilizarem o material didático Só verbos. Os objetivos desse trabalho são, assim, apontar contribuições teórico-metodológicas do campo bakhtiniano para a área de PLE e analisar como os processos de produção, recepção e circulação do material didático, enquanto construção ideológica, reflete e refrata uma dada realidade social nessa perspectiva de ensino. A metodologia utilizada, de cunho descritivo-interpretativo, apoia-se na perspectiva dialético-dialógica bakhtiniana, tendo como objetos de análise enunciados retirados do material em questão e duas matérias jornalísticas sobre tais enunciados. Baseados no referencial bakhtiniano, especificamente em Volóchinov (2013, 2017) e em Bakhtin (2011) quanto aos conceitos de palavra e de ideologia, os resultados apontam para: 1) Um processo de legitimação social que desencadeia a criação de matérias jornalísticas equivocadas; 2) A divulgação de informações falsas pelo Ministério das Relações Exteriores; e 3) A ênfase num ensino de língua apartado das práticas sociais. Espera-se, portanto, que esse texto promova reflexões teóricas e interpretativas tanto na área de EPLE como das Línguas em geral.

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Referências

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Publicado

02-06-2022

Como Citar

Oliveira, L. de, Oliveira, R. J. de, & Rocha, N. A. . (2022). A dimensão ideológica do Ensino de Português Língua Estrangeira e seus desdobramentos socioculturais: The ideological dimension of Education in Portuguese Foreign Language and its sociocultural developments. Revista Do GEL, 19(1), 204–222. https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3291

Edição

Seção

Artigos